Inicia-se hoje a 2.ª fase de vacinação dos Bombeiros Portugueses

Segundo Jaime Marta Soares, presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, terão sido vacinados cerca de 16.800 bombeiros, numa 1.ª fase de vacinação que decorreu entre 11 de fevereiro e o final do mesmo mês.

Já Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, assegurou na semana passada que em relação aos cerca de 9 mil bombeiros voluntários, sapadores e municipais que estão por vacinar, ter “condições para dizer que quando começarmos a época mais crítica de combate a incêndios rurais, todos os bombeiros portugueses estarão vacinados”.

“Estamos ainda numa fase em que as vacinas estão a chegar gradualmente. Grande parte dos bombeiros já vão ser vacinados com a segunda dose a tempo do dispositivo (especial de combate aos fogos) e estou convencida que estão perfeitamente reunidas as condições de segurança exigidas para este setor e para que os bombeiros possam, em segurança, também conseguir cumprir a sua missão, à semelhança do que já foi feito no ano passado, mesmo quando ainda não havia vacinas”, referiu recentemente Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna.

Nesta fase, a vacinação dos bombeiros será feita nos centros de vacinação e não nos quartéis, como sucedeu na 1.ª fase.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em 14 de março de 2021 estavam 137 bombeiros infetados, encontrando-se ainda em isolamento profilático ou outra situação impeditiva de prestar serviço ,313 bombeiros.

No território da Área Metropolitana de Lisboa e no período entre 2 a 16 de março de 2021, as corporações de bombeiros desta região realizaram 1.027 transportes de doentes covid-19.

Leia também