Sintra | Fonte Mourisca e portão do Parque da Liberdade estão a ser requalificados

FonteMourisca scaled

A Fonte Mourisca e o portão do Parque da Liberdade, na Volta do Duche, em Sintra, são alvo de conservação e restauro, pela Câmara Municipal de Sintra e pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.

De acordo com nota da autarquia, a intervenção na Fonte Mourisca, uma intervenção natureza conservativa passou pela “limpeza das patologias biológicas, pelo tratamento das juntas degradadas, pela remoção de “crostas negras” provocadas por agentes poluidores e, por fim, pela aplicação de biocida, para a eliminação de líquenes.

Seguidamente, os alunos da Escola procederam à abertura de juntas, à remoção de cimentos e, posteriormente, ao seu preenchimento com argamassas hidráulicas naturais. A intervenção passou ainda pela recolocação de alguns elementos em fratura e pela reposição de dois merlões em destaque.

No que respeita à componente azulejar, a intervenção consistiu na remoção de argamassas envelhecidas, do tardoz dos azulejos, no restauro dos exemplares fraturados (colagem e reintegração cromática) e reprodução de réplicas dos azulejos em falta”.

O portão do Parque da Liberdade está também a ser alvo de intervenção, que consiste na “limpeza das cantarias que ornamentam e suportam o referido portão e a última fase de intervenção passará pela pintura do portão e colocação dos dois elementos em falta. Esta intervenção será promovida depois de se proceder ao alinhamento das colunas que o suportam, que apresentam uma ligeira inclinação”.

[Imagem do arquivo do JM]

campanha covid.png

Leia também