Este ano já foram 8 pessoas detidas e 99 identificadas por incêndio florestal

hf

Está a decorrer a Campanha Floresta Segura 2021 da Guarda Nacional Republicana (GNR), campanha que tem por objetivo “prevenir comportamentos de risco e de garantir a segurança das populações e do seu património, e salvaguardar o tecido florestal nacional”.

A GNR já realizou 4 640 ações de sensibilização, que permitiram alertar 21 096 pessoas para a “importância dos procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente sobre o uso do fogo em queimas e queimadas, a remoção de matos, a manutenção das faixas de gestão de combustível e a adoção de medidas de proteção dos aglomerados e de autoproteção”.

Desde o início deste ano foram já registados 340 crimes de incêndio florestal, dos quais resultaram 8 pessoas detidas em flagrante delito e outras 99 identificadas.

Nas 7 319 patrulhas realizadas, que percorreram cerca de 600 mil de quilómetros, foram levantados 342 autos de contraordenação (272 em queimas e 70 em queimadas) por realização não autorizada ou por negligência na execução de queimas, ou de queimadas.

A GNR alerta para o facto das queimas serem uma das principais causas de incêndios em Portugal, e relembra:

  • É proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem comunicação prévia ou pedido de autorização;
  • Não queime com tempo quente e seco ou com vento, escolha dias nublados e húmidos;
  • Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

 

campanha covid.png

Leia também