21 março | Dia Mundial da Poesia

Jornal de Mafra 2018.05.11 19h09m22s 005

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Poesia.

A data foi criada a 16 de novembro de 1999 na 30.ª Conferência Geral da UNESCO.

Jornal de Mafra 2019.03.21 22h41m13s 030Alguns dos poetas portugueses mais conhecidos são: Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner Andersen.

O Presidente da República comemorou hoje o Dia Mundial da Poesia convidando quatro poetas, dois portugueses, uma angolana e um cabo-verdiano, a ler poemas seus nos jardins do Palácio de Belém, em Lisboa. Os Poetas convidados foram Fernando Pinto do Amaral, Maria Andresen, Ana Paula Tavares (Angola) e José Luiz Tavares (Cabo Verde).

Dos muitos nomes daqueles/as que são os(as) artífices da poesia, citamos só uma mão-cheia deles.  T. S. Eliot, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Paul Valéry, Ezra Pound, Camões, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner, Mário de Sá-Carneiro, Herberto Helder ou Pablo Neruda.

De seguida, sem pretensões e sem que se trate de uma escolha muito maturada, simplesmente em jeito de homenagem à própria poesia e aos(às) seus(suas) artífices, um pequeno poema com o qual a redação do Jornal de Mafra faz menção de marcar este dia.

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

 

campanha covid.png

 

Leia também