Sintra | Arrancou a requalificação da Serra da Carregueira

scs

BannerAzul 300x250

“A Serra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho de Sintra que urge preservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais deste lugar”.
Câmara Municipal de Sintra

Os trabalhos da requalificação do Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira já se iniciaram. A intervenção contempla mais de 20 hectares junto a Belas e conta com um investimento de 1 milhão e 600 mil euros.

Esta fase do projeto, responsabilidade do arquiteto Sidónio Pardal, prevê a construção dos limites e dos acessos principais junto a Belas, bem como a construção de um novo parque de estacionamento junto à entrada sul.

Também nesta fase, prevê-se a limpeza do “enquadramento da Ribeira de Belas, afluente do Rio Jamor, e sequente requalificação através do redesenho do leito e da plantação de espécimes vegetais, criando-se condições para a fruição próxima da linha de água pela população”. A ligação entre as margens será possível através da construção de uma ponte em madeira. Está também prevista a “instalação de mobiliário urbano adequado à estadia e fruição do espaço, bem como instalação de iluminação pública que assegura essencialmente uma função de segurança”.

Durante esta intervenção irá “proceder-se a curto prazo à eliminação das hortas que têm vindo a ser construídas de um modo ilegal e desordenado” de modo a “viabilizar os trabalhos” previstos para a requalificação da Serra da Carregueira.

[Imagem: CMS]

campanha covid.png

Leia também