Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – O Plano Municipal “Mafra 2021-2026 / Desenvolvimento integrado e sustentável do território” “…um plano bem estruturado, de identificação de oportunidades e de compromisso com o futuro.”

OPINIÃO POLÍTICA ALEXANDRE NASCIMENTO scaled

Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança)

O Plano Municipal “Mafra 2021-2026 / Desenvolvimento integrado e sustentável do território”
“… um plano bem estruturado, de identificação de oportunidades e de compromisso com o futuro.”

 

 

Verdade, justiça e ética são 3 dos valores que mais prezo na vida. Se assim é, no exercício da atividade política não poderia ser diferente. De resto, nem a concebo, à Política, de outra forma. Esta velha ideia muito portuguesa de que a Oposição só está para contrariar, criticar negativamente… deitar abaixo, não encaixa com a minha maneira de ver a Política e, muito menos, com aquilo que é a matriz identitária do Partido ALIANÇA. Viemos para ajudar a construir um futuro melhor para todos. E isso passa por apontar o dedo, claro que sim, mas, porque para nós as pessoas estão sempre primeiro, o exercício da oposição partidária também passa por apontar boas iniciativas ou decisões e elogiar o que de bom se faz, quer na governação nacional, quer na local, em prol do coletivo. Venham essas iniciativas e decisões do quadrante político que vierem! Tenho criticado, por diversas vezes, algumas opções que são tomadas por este Executivo camarário. É a vida… é a política… é para isso que cá estamos! Mas, olhando para o País, não me posso queixar! Em Mafra, felizmente, ainda vamos tendo muito bons exemplos de política assertiva e a pensar nas pessoas.

Decorreu, no passado dia 26 de fevereiro (6ª feira), no Edifício Municipal de Serviços, em Mafra, a 1ª Assembleia Municipal ordinária do ano de 2021. Entre muitos outros assuntos da Ordem de Trabalhos, foi apresentado pelo Sr. Presidente da Câmara o plano “Mafra 2021-2026 / Desenvolvimento integrado e sustentável do território”, um documento preparado pelo Município no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que trará para Portugal o maior pacote financeiro de sempre. Como foi explicado, é um plano que reflete o diagnóstico que o Executivo faz do concelho de Mafra, que estabelece as prioridades de investimento no Concelho para os próximos anos e no qual se assume uma tomada de posição para que o território do Concelho venha a ser contemplado com a “…justa e imprescindível inclusão na distribuição de verbas do PRR.”, segundo as palavras do Sr. Presidente da Câmara.

É, na minha opinião, um plano bem estruturado, de identificação de oportunidades e de compromisso com o futuro.

Se, por um lado, aponta a áreas de intervenção prioritária no nosso Concelho, elenca, por outro, uma série de investimentos estratégicos que poderão contribuir decisivamente para a qualidade de vida dos munícipes e, sobretudo, para o crescimento e desenvolvimento económico de Mafra. Uma unidade hospitalar, um polo universitário, a expansão do Parque Escolar, verbas destinadas à habitação social e à habitação jovem, mais e melhor rede viária, entre outros, serão, inegavelmente, projetos geradores de mais e melhor vida em Mafra.

Seria preciso uma dose considerável de desonestidade intelectual para não o reconhecer.

É demasiado ambicioso? Sim, talvez! Mas sem ambição e sem rasgo, dificilmente se conseguem cumprir grandes objetivos. É preciso ousar, sonhar… e, depois, trabalhar para que aconteça. A ambição nunca fez mal a ninguém. O conformismo e a falta de visão, sim.

Ao contrário do PRR nacional apresentado pelo governo do Sr. Costa, o Plano “Mafra 2021-2026” aponta ao bem-estar dos cidadãos e apresenta propostas que remetem para a melhoria das condições de vida de todos os que escolheram o concelho de Mafra para viver.

Ao contrário do PRR nacional apresentado pelo governo do Sr. Costa, que, uma vez mais, privilegia o já de si obeso e aburguesado aparelho do Estado, atribuindo-lhe o grosso do financiamento que chega da Europa, em claro detrimento da iniciativa privada e das empresas que fazem andar este País, este plano, em Mafra, aponta o futuro sem sectarismo ideológico.

Muito bem! Era assim que deveria ser… sempre.

O Partido ALIANÇA ficará, obviamente, atento e não se inibirá de monitorizar o trabalho desenvolvido e de apontar eventuais desvios ou incumprimentos, se tal for necessário. Esperemos todos que não.

Para já… parabéns meus senhores! Ambição e arrojo precisam-se e nunca fizeram mal a ninguém. Mafra agradece!

 

Alexandre Gomes do Nascimento

Vice-presidente

Partido ALIANÇA

Alexandre Gomes do Nascimento
Empresário, Vice-Presidente do Partido Aliança

Pode ler (aqui) outros artigos de opinião de Alexandre Nascimento


As opiniões expressas neste e em todos os artigos de opinião são da responsabilidade exclusiva dos seus respetivos autores, não representando a orientação ou as posições do Jornal de Mafra


Leia também