Crónica de Alexandre Honrado – O mundo que os economistas antecipam

Alkexandre Honrado

O mundo que os economistas antecipam
Por Alexandre Honrado

 

Mandam-me como coisa certa e confirmada um longo texto, em 20 pontos, que terá sido publicado no “The Economist”.

São 20 ponto que sistematizam uma análise abrangente sobre este duro e massacrado ano de 2021, que ainda agora nem dois meses cumpriu, e que procura sobreviver por entre muita desorientação, medo e morte.

Terão sido mais de 50 especialistas, surpreendentemente motivados por visões futuristas do que está por vir neste pobre 2021.

Quem é especialista em alguma coisa devia temer a futurologia. Esse levantar do véu do que ainda não ocorreu pode ser feitiço contra feiticeiro. Há sempre a exceção de antecipar a meteorologia, a ver se chove daqui a nada pelos próximos dias.

Dos pontos registados pelos “especialistas”, o primeiro desafia-nos. Afirmam que se, por um lado, é nosso desejo como espécie humana a socialização, o modelo de trabalho remoto permanecerá o mesmo. Dizem com certezas que “vamos simplesmente continuar a trabalhar online a partir de nossas casas cada vez mais adaptadas e com reuniões em lugares divertidos e diferentes todos os meses para socializar e conectar-nos”.

94287281 244481093365045 3530633129297444864 n

Os escritórios irão fechar. Dizem com sabedoria que nem sempre trabalhámos assim e não o faremos para sempre no mesmo esquema.

Viagens, congressos ou reuniões de trabalho nunca voltarão a ser o que eram, se puderem ser feitos online.  O turismo de trabalho praticamente desaparece.

Telefonaremos via vídeo. Usaremos painéis internacionais em painéis online.

Os grandes congressos serão em sistemas tecnológicos.

Digital, tecnologia – os vencedores da pandemia.

As casas tornam-se mais tecnológicas e adaptadas ao trabalho diário. Não interessa onde, mas como.

Dizem ainda que a produtividade não depende  de um chefe mas das plataformas que ajudam a medir resultados.

Contratar os melhores do mundo hoje é mais fácil, barato e eficiente.

Não haverá diferença entre contratar pessoal local e estrangeiro.  Hoje somos todos globais.

Tudo o que é repetitivo torna-se virtual: das igrejas, arte, academias, cinemas, entretenimento.  É o fim das infraestruturas físicas que tínhamos antes.

As empresas tradicionais acabam mas o turismo para entretenimento retorna plenamente fortalecido no segundo semestre de 2021, sempre acompanhado de muita tecnologia. As pessoas apreciam mais do que nunca visitar o natural mas com soluções altamente tecnológicas, dizem. Locais mais remotos, experiências mais autênticas suportadas com assistência digital 24 horas por dia, 7 dias por semana, ajudados pelas maravilhas da técnica.

A interação é a base do entretenimento do futuro.  Faça parte, experimente o que é autêntico e descubra informações de forma dinâmica.

É isto, entre outras coisas, o que diz o texto que alegadamente foi difundido pelo The Economist. Há mais. Que o tratamento de dados pessoais torna-se mais delicado e as grandes plataformas vão mudar. As pessoas voltam a pagar as assinaturas que garanta confidencialidade, devido ao modelo de transparência que isso envolve.  Preferem pagar a doar os seus dados.

As grandes marcas hoje valem pela sua credibilidade.  Tudo pode ser copiado ou replicado, exceto o prestígio.  O valor da empresa hoje, depende de muitos fatores e não apenas de vendas anuais.

Não enumero agora os pontos seguintes. Fico apenas satisfeito com a experiência que tenho da leitura histórica dos economistas e muito em especial dos jornalistas da área económica. Não são conhecidos ou reconhecidos por saberem interpretar ou antecipar o mundo. Felizmente.

 

Alexandre Honrado


Alexandre Honrado
Escritor, jornalista, guionista, dramaturgo, professor e investigador universitário, dedicando-se sobretudo ao Estudo da Ciência das Religiões e aos Estudos Culturais. Criou na segunda década do século XXI, com um grupo de sete cidadãos preocupados com a defesa dos valores humanistas, o Observatório para a Liberdade Religiosa. É assessor de direção do Observatório Internacional dos Direitos Humanos. Dirige o Núcleo de Investigação Nelson Mandela – Estudos Humanistas para a Paz, integrado na área de Ciência das Religiões da ULHT Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa. É investigador do CLEPUL – Centro de Estudos Lusófonos e Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Gabinete MCCLA Mulheres, Cultura, Ciência, Letras e Artes da CIDH – Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos da Globalização.

Pode ler (aqui) todos os artigos de Alexandre Honrado


 

Leia também