OPINIÃO POLÍTICA | José Martinez (CDU) – O vírus e a vacina

JOSE MARTINEZ

Nos “grandes” médias, em particular na televisão, não encontro esclarecimento às dúvidas que assaltam o meu espírito relativamente à almejada vacina.

O escrutínio dos média que esperava centrar-se sobre as questões que considero importantes e penso que, aqueles que como eu, preferem a informação à propaganda, está focado nos “faits divers” e não nas questões de fundo a que naturalmente temos o direito de ser informados.

Os programas de informação, telejornais e similares, tratam a questão sem qualquer profundidade acentuando notícias, quanto mais sórdidas melhor, que vão do “ego” da jurisdição PSP/GNR, aos vacinados fora das listas de casos prioritários.

Esta última situação merece o repudio generalizado, mas não justifica a deriva populista do PSD propondo a criação, apressada, de um “crime” específico, naturalmente já coberta pelos crimes de abuso de poder, recebimento indevido de vantagem e prevaricação, puníveis com dois a cinco anos de prisão, e que, até, já estão a ser objecto de inquérito por parte do Ministério Público, (vá-se lá saber porquê…).

Para trás ficam questões como qual a tecnologia mais segura para a saúde pública na produção da vacina, questão importante uma vez que novas tecnologias não experimentadas anteriormente aconselham a testes mais profundos e por isso mais demorados, como uma das vacinas escolhidas pela Comissão Europeia, a da Pfizer/BioNtech, que transforma os cidadãos da União Europeia em cobaias.

Para trás ficam questões como os critérios de selecção das vacinas, até agora compradas, vacinas que contam com milhares de milhões de doses adquiridas, com contratos secretos, contratos que mesmo nas partes tornadas públicas, não estão a ser cumpridos.

Para trás ficam questões como quais as vantagens para a União Europeia do financiamento da investigação e desenvolvimento, dos seguros de risco para o eventual fracasso das investigações.

Para trás ficam questões como porque é que a UE ilibou os laboratórios fornecedores das responsabilidades por eventuais efeitos adversos das vacinas.

Para trás ficam questões como porque é que a UE, comprando antecipadamente as vacinas e financiando o seu desenvolvimento, permite que a propriedade da “invenção” seja dos laboratórios permitindo-lhes, assim, arrecadar milões de lucro sem qualquer retorno pelo investimento feito.

Para trás ficam questões como qual a legitimidade de Portugal se submeter aos ditames da UE quando outros países, entre eles a Alemanha negoceia por “fora”, sem que as questões anteriores sejam claras, tanto mais que o “federalismo”, implementado à socapa dos povos, a tal não obriga.

No momento em que estou a escrever esta crónica chega-me a notícia de que a Alemanha negoceia com a Rússia a produção da vacina Sputnik em território alemão, parece que na antiga RDA, indício forte do mau negócio da UE, que pôs à frente os interesses da “Big Pharma”, aos da saúde dos seus cidadãos e que se vê forçada a arrepiar caminho porque, um pouco por toda a parte, os cidadãos têm feito eco das suas preocupações.

Este é o tempo das ideologias, tempo das ideologias porque, se olharmos o mundo, é fácil reconhecer quais as lideranças que melhor têm defendido os seus cidadãos, não é o tempo dos “cegos”, se não quisermos ser responsáveis pelo sofrimento e morte de muitos milhares, milhões, de seres humanos.

Parece-me que está aberta a porta para a produção, nos competentes laboratórios portugueses, de vacina que permita estabelecer e controlar o plano de vacinação nacional.

Não estou a preconizar nenhuma vacina em particular, mas uma vacina que tenha dois objectivos:

1 – A defesa da saúde dos portugueses, não numa prespectiva chauvinista, mas como contributo para a saúde mundial, como nos compete;

2 – A vacina mais adequada às características e possibilidades de Portugal, se possível, com a prespectiva de poder auxiliar outros povos.

Ainda estamos a tempo, precisamos de vacinar mais de quatro milhões e meio de residentes.

Tenho total confiança que seremos capazes de encontrar a organização e meios para o fazer, tal como, com sérias dificuldades e carências, o nosso Serviço Nacional de Saúde tem respondido a um trabalho impensável até há poucos dias.

Em Mafra importa saber qual o seguimento que a autarquia está a fazer da implementação do plano de vacinação por forma a garantir que as vacinas chegam aos destinatários legítimos e é cumprido o planeamento.

Mafra, 7 de Fevereiro de 2021.


José Martinez
Membro da direção concelhia do PCP e deputado municipal pela CDU.

 


Pode ler (aqui) outros artigos de opinião de José Martinez



As opiniões expressas nesse e em todos os artigos de opinião são da responsabilidade exclusiva dos seus respetivos autores, não representando a orientação ou as posições do Jornal de Mafra

________________________________________________________________________________________________

 

Leia também