Mafra | Prédio destelhado no centro da vila frente ao Palácio Nacional

mafra degradacao 1 8fev21

Na esquina entre a Praça da República e o Terreiro D. João V, frente à entrada da Basílica do Palácio Nacional de Mafra está um prédio destelhado, tudo levando a crer que tenha ocorrido ou estivesse em risco de ocorrer uma nova derrocada de uma parte do telhado do edifício devoluto onde funcionou a Pastelaria Convento.

Não é a primeira vez que ocorre uma situação deste tipo no telhado daquele edifício fronteiro ao tão, e bem, celebrado Palácio Nacional de Mafra. A reparação a que se procedeu anteriormente foi “à portuguesa”, não tendo sido então considerada a nobreza do local, assegurando-se de que tal não voltaria a correr o risco de ocorrer. Desta vez, a brecha é bem mais extensa, como a imagem documenta. O passeio está parcialmente vedado, mas neste tempo de invernia ainda não são visíveis obras de reparação.

mafra degradacao 8fev21O centro da vila de Mafra, para além das pequenas operações de maquilhagem de que tem sido alvo – recordemos o estado de degradação em que encontrava o edifício que se situa no Largo Conde Ferreira, cujo 1.º andar também está desocupado, ou a queda de uma estátua para o passeio, no mesmo largo, mas perto da Rua Detrás dos Quintais – aguarda uma urgente intervenção global, que o reabilite.

A degradação urbana do centro da vila estende-se à Av. das Forças Armadas, porta de entrada de muitos daqueles que visitam a vila e o palácio, atingindo também o casco antigo do centro, na zona da R. do Poço e limítrofes, bem como do outro lado do Terreiro, da Rua Moreira até ao gaveto com o Terreiro D. João V.

Por outro lado, a já degradada pintura do Palácio Nacional de Mafra, as marcas de poluição que as suas pedras denotam, o emaranhado de cabos de telecomunicações visíveis ao longo de todo o Terreiro fronteiro ao palácio, as já muito desbotadas pinturas de uma grande parte dos edifícios que constituem o casco antigo da vila e a falta de regra estética dos anúncios das lojas que por ali exercem a sua atividade comercial, em conjunto com a patente degradação urbana acima descrita, são algumas das mazelas que gritam por atenção na área de proteção do tão badalado e celebrado Palácio Nacional de Mafra, alcandorado, e bem, a Património Mundial da UNESCO, principal (e quase único) cartão de visita da vila de Mafra.

Artigo atualizado em 8 de fevereiro de 2021 às 22:48

 

campanha covid.png

Leia também