Mafra | 67 famílias mais carenciadas vão ser apoiadas no acesso à habitação

cs

Foi assinado esta tarde um Acordo de Colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Município de Mafra no quadro da Estratégia Local de Habitação de Mafra, no âmbito do Programa 1.º Direito – Apoio ao Acesso à Habitação.

A cerimónia decorreu ‘online’ tendo o acordo sido homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

Segundo nota do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, o acordo hoje assinado, define um montante global de investimento pelo IHRU, no valor de 7,32 milhões de euros, dos quais 3,2 milhões representam financiamento a fundo perdido pelo IHRU, permitindo dar resposta a 67 famílias do concelho que vivem atualmente viver em situações indignas de habitação, a que acrescem 22 agregados a salvaguardar através de outras entidades.

O Programa 1.º Direito visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, considerando para isso soluções habitacionais, como a reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, a construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e a aquisição de frações ou  de prédios a destinar a habitação.

O secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local sublinhou que “ninguém melhor que os municípios sabem as carências habitacionais que têm”, tendo a Secretária de Estado da Habitação lembrado, que agora vem a “parte difícil, que é executar a obra”.

Marina Gonçalves referiu a existência de uma “segunda dimensão” na política em curso, a qual passa por dar “respostas para a classe média” e pelo “o reforço do parque habitacional público”.

Depois dos municípios de Arruda dos Vinhos, Lisboa, Almada, Oeiras, Matosinhos, Évora, Loulé, Lousada, Porto, Funchal, Alijó, Paredes, Torre de Moncorvo, Marvão e São João da Madeira, Mafra é o 16.º Acordo de Colaboração assinado no âmbito do Programa 1.º Direito.

 

campanha covid.png

Leia também

One Thought to “Mafra | 67 famílias mais carenciadas vão ser apoiadas no acesso à habitação”

  1. Manuel pimenta

    Já há dois anos que os bombeiros foram chamados ao local ,por o telhado estava em colapso, e ate agora na foi feito . Se que o predio não têm dono ???

Comments are closed.