Autoridade Marítima e Marinha alertam para o agravamento da agitação marítima a partir da madrugada

agitação

Dadas as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Autoridade Marítima e a Marinha alertam para um agravamento excecional das condições de agitação marítima na costa oeste de Portugal Continental, entre as 06h00 de sábado, dia 30 de janeiro e a madrugada de quarta-feira, dia 03 de fevereiro.

Nestes dias, a agitação marítima será caracterizada por uma “ondulação proveniente de Oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com período médio entre os 14 e os 20 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média superior a 60km/h e rajadas superiores a 90km/h, provenientes do quadrante Oeste e Sudoeste”.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o “eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução”.

Já à população em geral e devido “ao atual contexto pandémico em que nos encontramos, relembramos que devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco, pelo que não devem efetuar passeios junto à orla costeira e nas praias, nem praticar atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que seja assumida uma postura preventiva”.

 

campanha covid.png

Leia também