27 de janeiro | Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Holocausto

Assinala-se a 27 de janeiro o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este ano com o tem tema “Encarar as consequências: Recuperação e reconstituição na década após o Holocausto”.

Foi em 1945 que as tropas aliadas libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, principal campo de concentração da barbárie nazi.

Hoko1Este dia pretende lembrar os milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores ao regime nazi, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.

“O propósito deste dia é não deixar cair no esquecimento o assassinato deliberado em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo” referiu hoje o governo em comunicado.

holo Ursula von der Leyen afirmou estar” preocupada por ver novamente mais manifestações de ódio contra os judeus na Europa e no
resto do mundo. O período da pandemia alimentou um aumento das teorias da conspiração e da
desinformação, promovendo frequentemente narrativas antissemíticas. Constatamos um aumento
preocupante da distorção e negação do Holocausto”.

 

Jornal de Mafra 2019.01.26 23h42m06s 018

Leia também