COVID-19 | Hospital de Torres Vedras – Há 32 médicos que não foram vacinados “por esquecimento”

Hospital Torres Vedras

Fonte próxima do Hospital de Torres Vedras revelou ao Jornal de Mafra que há 64 médicos do CHO (Centro Hospitalar do Oeste) que ainda não foram vacinados, 32 médicos no Hospital das Caldas da Rainha e 32 no Hospital de Torres Vedras (HTV).

Trata-se de 64 médicos que se encontram a finalizar o 1.º ano do internato no CHO e que se encontram na frente de combate, assistindo quer a doentes covid, quer a doentes com outras patologias, médicos que não falam “por medo de represálias”.

O programa de vacinação (1.ª dose) contra a covid-19 já ocorreu no Centro Hospitalar do Oeste, tendo abrangido vários profissionais do Hospital de Torres Vedras incluindo os técnicos de manutenção de equipamentos, mas estes 64 médicos foram excluídos, foram esquecidos, quando chegou o momento de vacinar contra a covid-19.

A nossa fonte afirmou que estes médicos não foram vacinados “por esquecimento”, não tendo sido contabilizados aquando da requisição das doses de vacina, uma vez que, formalmente, não fazerem parte dos quadros dos hospitais do CHO, embora estejam a fazer o internato nas suas instalações, embora trabalhem em meio hospitalar, contactem com doentes e estejam também na linha da frente da mobilização contra a pandemia.

Por outro lado, continuam a chegar-nos relatos de filas de ambulâncias à entrada da urgência do Hospital de Torres Vedras, Ontem “à boca da noite” eram 6 as ambulâncias em espera à porta do hospital, algo que estará a acontecer quase diariamente.

O Jornal de Mafra contactou o Centro Hospitalar do Oeste, no sentido de dar lugar ao contraditório, de modo a obter a confirmação ou o desmentido destes factos, no entanto, até ao momento, não obtivemos nenhum resposta por parte da Administração do CHO. A este propósito recuperamos aqui as palavras de Marta Temido, Ministra da Saúde, proferidas ontem na Grande Entrevista concedida à RTP:

Nós estamos a lidar com uma epidemia que exige uma sociedade profundamente madura, democrática e esclarecida. Se nós não formos totalmente transparentes, na informação, na comunicação, nas limitações, não vamos conseguir ultrapassar isto e não vamos conseguir comunicar com as pessoas que precisamos que nos ajudem a combater esta situação [referindo-se à pandemia].

Grassa atualmente no Hospital de Torres Vedras um grave surto de covid-19, com 186 casos confirmados, 121 casos ativos, averbando 19 óbitos e 46 recuperados, segundo dados de 20 de janeiro às 23h59.

 

campanha covid.png

 

Leia também