Algumas das reservas de sangue chegam apenas para 4 dias

DS scaled

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alerta para instabilidade nas reservas de sangue, algumas das quais apenas chegam para 4 dias.

Do grupo sanguíneo “A positivo”, o mais prevalente na nossa população, há reserva para 4 dias, do grupo “O negativo”, dador universal, e “B negativo” existe reserva para 5 dias.” IPST

Os grupos sanguíneos mais afetados são “A positivo”, “A negativo”, “O negativo” e “B negativo”, sendo que a reserva de concentrados eritrocitários do IPST, no dia 19 de janeiro, se situava entre os 4 e 19 dias.
No mesmo dia, a reserva estratégica nacional, que considera também as reservas existentes nos hospitais, era de 12 a 35 dias, consoante os grupos sanguíneos.

O IPST relembra que mesmo em tempos de pandemia e de confinamento é permitida a deslocação para efeitos de dádiva de sangue e que nos locais de colheita foram reforçadas todas as medidas para que este ato se efetue com segurança.

Para ser dador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), ter peso igual ou superior a 50 kg e ter hábitos de vida saudável.

Lembre-se, no caso de ter sintomas suspeitos como febre, tosse, falta de ar, ou caso tenha estado em contacto com alguém infetado, deve adiar a sua dádiva de sangue.

Consulte, aqui, as colheitas de Sangue agendadas para o concelho de Mafraem janeiro 2021.

 

campanha covid.png

Leia também