Há 22 surtos ativos no concelho de Mafra 8 em lares de idosos vários em escolas e também num hipermercado

MAFRA PANDEMIA

Relativamente à evolução da pandemia por covid-19, ao contrário do que acontece no concelho de Torres Vedras, em Mafra reina um silêncio quase absoluto, por parte das autoridades locais.

Sem comunicados enviados às redações por parte da proteção civil ou das autoridades locais conexas, sem a convocação de conferências de imprensa que permitam colocar todas as questões pertinentes, sem a presença da autoridade de saúde local em sessões da Assembleia Municipal (nem por requerimento da maioria, nem a pedido das oposições), o silêncio paira no concelho de Mafra, no que se refere a surtos ativos e a doentes internados, sabendo-se que o número de infetados tem crescido exponencialmente, à semelhança do que acontece no resto do território nacional.

O jornal de Mafra contactou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale Do Tejo, no sentido de obter informação que permita aos nossos leitores ter uma visão um pouco mais informada do atual estado da pandemia no concelho de Mafra.

Existem atualmente 22 surtos ativos no concelho. Destes, 8 encontram-se ativos em lares da 3.ª idade, não tendo sido possível apurar tratar-se só de lares devidamente licenciados, ou se este número contempla surtos a ocorrer em lares clandestinos a funcionar no concelho. Há também surtos a ocorrer em muitas escolas do concelho.

Confirma-se ainda a existência de um surto num hipermercado a operar na vila de Mafra.

Hoje, em Portugal confirmaram-se 10.455 novos casos e 218 óbitos.  No concelho há 2.188 casos ativos (+124 nas últimas 24h), 2.652 em vigilância ativa, sendo que há 4 dias que não são registados doentes recuperados, tendo-se registado 50 óbitos (+2 nas últimas 24h). Dos 4.277 casos confirmados no concelho desde o início da pandemia, a freguesia com menos casos é a Carvoeira (96), Mafra destaca-se com o maior número de casos (997), seguida da Ericeira (637) e da UF de Venda do Pinheiro e S. Estêvão das Galés (618).

No que diz respeito à evolução da pandemia em meio escolar, os dados disponíveis no concelho de Mafra (por exemplo, a Escola Secundária José Saramago não divulga números) são os seguintes: cerca de 60 as turmas dos vários agrupamentos de escolas do concelho em quarentena, sendo que no Agrupamento de Escolas da Ericeira há 23 casos ativos (+5 que ontem), encontrando-se 13 turmas em quarentena (+4 que ontem) e no Agrupamento de Escolas de Mafra há 30 casos ativos.

 

campanha covid.png

Leia também