Torres Vedras | Hospital dá explicações acerca do incidente da noite de ontem

Ashampoo Snap 2021.01.16 14h18m57s 008

Depois de na noite de ontem terem sido publicados nas redes sociais vários vídeos e imagens da longa fila de ambulâncias (11 segundo algumas fontes) à espera para deixarem doentes na urgência Covid-19 do Hospital de Torres Vedras, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) veio hoje dizer que “atualmente, não existem ambulâncias em espera no exterior desta Unidade Hospitalar”.

As imagens de ontem tiveram origem, de acordo com o CHO, numa “elevada afluência de doentes à Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR-SU) da Unidade de Torres Vedras”, situação que se tem repetido nos últimos dias e que tem causado “constrangimentos no tempo de espera para atendimento”.

Ashampoo Snap 2021.01.16 14h21m46s 009Elsa Barão, presidente do conselho de administração do CHO, referiu em declarações à Lusa, que a situação ontem “esteve muito complicada, porque não havia lotação” mas que hoje “pelas 08:00 a situação já estava mais calma, apesar de a urgência continuar lotada”.

Devido à situação dos últimos dias, e de modo a reforçar a capacidade de resposta, foi ontem criada no Hospital de Torres Vedras uma nova enfermaria destinada a doentes covid com lotação para 21 camas.

O Centro Hospitalar do Oeste dispõe agora de 103 camas de internamento para doentes covid, sendo 68 na Unidade de Torres Vedras e 35 na Unidade de Caldas da Rainha.
Está ainda previsto que a “breve trecho”, entre em funcionamento a unidade de internamento no Hospital de Peniche destinada a doentes não Covid-19, com capacidade para 21 camas.

Elsa Barão refere ainda que a situação em Torres Vedras “é mais preocupante por causa do surto ativo dentro da unidade, motivo pelo qual as equipas estão mais reduzidas, e por ser uma região com um número elevado de camas de lar“.

Os constrangimentos verificados nos últimos dias obrigaram já à transferência de doentes covid e não covid para outros hospitais, o que também tem sido complicado (pelo menos 5 doentes covid foram transferidos para Lisboa (CUF Tejo).

De acordo com o último relatório disponibilizado existem 134 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2 associados ao surto do Hospital de Torres Vedras.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

[imagens.vídeo FB]

 

 

campanha covid.png

Leia também

One Thought to “Torres Vedras | Hospital dá explicações acerca do incidente da noite de ontem”

  1. Ana Maria Viana Dias

    Quero informar a Sra Diretora q trabalhei 26 anos no HDTV e nessa altura existia um elevado numero de camas em boas condições no H.José Maria Antunes (antigo Sanatório do Barro) que esteve associado ao nosso hospital e que foi deixado ao abandono e pilhado. De quem é a responsabilidade? Hoje seria ótimo para doentes covid e até para centro de testes e vacinacões.

Comments are closed.