Opinião Política | Mário de Sousa (CDS-PP) – Ano Novo, Tarifas Novas

MARIO DE SOUSA

Ano Novo, Tarifas Novas

 

Começo por desejar a todos que este Novo Ano seja de algum sossego, de alguma esperança e de algum desagravamento de todos estes autênticos ‘tratos de polé’ por que estamos a passar.

Mas começamos mal. À hora a que escrevo estas linhas sabemos que iremos novamente recolher ao convento, só não sabemos é o tipo da clausura que nos irá ser imposta. Ainda não foi publicado o manual de instruções, esperamos que em português de Portugal, que nos irá guiar através de horários, permissões e proibições, labirinto criado ao arrepio de raciocínios lógicos e planeamento atempado, e que nos possa dar esperança a que tudo o que se vai passar seja parte da solução que nos conduza a um final razoável.

E não adianta dizer que pelo resto da Europa tudo está na mesma e nalguns casos pior. Nós não vivemos no resto da Europa, nós vivemos aqui e é com o que estamos a sofrer aqui, que nos devemos afligir e trabalhar para resolver. E isto não quer dizer que nos isolemos de tudo e de todos, mas antes de mais, que cada um se preocupe com a sua casa para que com a sua atitude e a da família possa ajudar a comunidade.

No entanto, e porque nem tudo é mau, aqui por Mafra começamos o ano com uma boa notícia: a descida das tarifas de água praticadas pelo SMAS Mafra. Para quem como nós sempre lutámos por que isso acontecesse é a confirmação de que não deixar morrer as causas acreditando na sua justeza e lembrando-as sistematicamente, não por razões meramente doutrinárias mas por razões de equidade e preocupação comunitária, é uma enorme satisfação.

Diz assim o site dos SMAS de Mafra:

A Câmara Municipal deliberou aprovar a diminuição em 2,5% de todas as tarifas de água e saneamento (fixas e variáveis) a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2021. Adicionalmente, a autarquia assume os custos decorrentes do aumento do preço da água em alta, do índice de preços ao consumidor e de outros fatores de produção, num valor de 1,5%, pelo que, no total, o impacto é de menos 4% na fatura dos consumidores.”[i]

Mas gostaria de lembrar que a promessa feita foi de 5% e não 4%. Sr. Presidente para quando os 5%?

A 20 de Outubro de 2020 escrevi neste Jornal:

“E já que falamos nisto, e porque vem aí o Orçamento Municipal para 2021, orçamento que vai ter como característica principal preparar o eleitorado para as Eleições Autárquicas do próximo ano, gostaria de lembrar o atual executivo que contemple nesse orçamento algum alívio para os munícipes. E para que não existam dúvidas nas espectativas por favor considerem: …/…

3 – Cumprimento da promessa de redução da fatura dos SMAS (sem artifícios);

4 – Desafetação da taxa de resíduos sólidos do valor da água consumida;”[ii]

Estava para chegar a ‘prenda’. Mas infelizmente o ponto 4 continua sem data à vista e era importante porque é ele que pesa, e muito, na fatura que todos pagamos. Tomar banho não faz lixo, beber água não faz lixo, fazer sopa não faz lixo. Mas somos castigados como se isso fosse verdade.

Continuarei a lembrar a quem de direito que se a habitação é um direito de todos nós, ela não pode ser decente sem água e sem saneamento básico.

 

Mafra, 13 de Janeiro de 2021

Mário de Sousa

 

Nota: Para esclarecimento e alívio daqueles que legitimamente se preocupam com o CDS mas que chegaram tarde no tempo, aqui deixo os links de alguns artigos sobre ‘…as águas de Mafra’ publicados no Jornal de Mafra sobre esta matéria e que legitimam a minha satisfação.

19/09/2018 – As águas de Mafra – Uma verdadeira Silly Season

https://jornaldemafra.pt/2018/09/19/opiniao-politica-mario-de-sousa-as-aguas-de-mafra-uma-verdadeira-silly-season/

12/12/2018 – Prova de Vida ou os Três Tristes Tigres

https://jornaldemafra.pt/2018/12/12/opiniao-politica-mario-de-sousa-prova-de-vida-ou-os-tres-tristes-tigres/

21/10/2020 – A Fulanização empobrece a cidadania

https://jornaldemafra.pt/2020/10/21/opiniao-politica-mario-de-sousa-cds-pp-a-fulanizacao-empobrece-a-cidadania/?fbclid=IwAR1ykFU4mZS0GZSJsI2geqM0i7a8y_0rP8HXAsFpEh2tieUdCOxswkL-HfY

[i] https://www.smas-mafra.pt/pages/1451?news_id=1424

[ii] https://jornaldemafra.pt/2020/10/21/opiniao-politica-mario-de-sousa-cds-pp-a-fulanizacao-empobrece-a-cidadania/?fbclid=IwAR1ykFU4mZS0GZSJsI2geqM0i7a8y_0rP8HXAsFpEh2tieUdCOxswkL-HfY


Mário de Sousa
Empresário, Presidente da Comissão Política Concelhia de Mafra do CDS-PP

 


Pode ler (aqui) outros artigos de opinião de Mário de Sousa


______________________________________________________________________________________________________

As opiniões expressas neste e em todos os artigos de opinião são da responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores, não representando a orientação ou as posições do Jornal de Mafra

______________________________________________________________________________________________________

 

Leia também