Hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras em situação de sobrelotação

HOSP TORRES VEDRAS URGENCIA.png

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) informou hoje que os hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras estão em situação de sobrelotação nos serviços de urgência e nas enfermarias covid-19.

De acordo com declarações da presidente do Conselho de Administração (CA) do CHO, Elsa Baião, à agência Lusa, “estão atualmente internados 70 doentes em enfermaria covid”, número que “ultrapassa a capacidade instalada” para doentes infetados por covid-19.

Esta situação fica a dever-se a “um aumento de cerca de 40% no número de doentes covid” assistidos nestas unidades desde o final de 2020 e também “consequência de um surto interno”.

Não só os internamentos destinados à covid-19 estão sobrelotados, como existe também “uma sobrelotação dos espaços” nos serviços de urgência geral, pelo que os doentes críticos estão a ser reencaminhados “para outras unidades hospitalares, de acordo com a [sua] situação clínica”.

Elsa Baião sublinhou ainda que “as urgências não estão encerradas” encontram-se apenas “bloqueadas para CODU e INEM” de modo que “todos os doentes que se desloquem diretamente às urgências serão admitidos”.

Do CHO faz também parte o Hospital de Peniche, que não possui internamento para doentes covid-19 e que se encontra atualmente na fase final de obras de remodelação da enfermaria, prevendo-se que “em meados de janeiro” seja possível a abertura de mais 21 camas de internamento para doentes não covid.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

 

campanha covid.png

Leia também