Irão emitiu um mandado de captura à Interpol para deter Donald Trump

dt

O Irão emitiu hoje um mandado de captura contra Donald Trump e contra outros 47 oficiais americanos. Na base desta iniciativa está o assassinato do general Qassem Soleimani ocorrido em 3 de janeiro de 2020. Este assassinato ocorreu através de um ataque de drones dos EUA em Bagdad, ataque ordenado por Donald Trump enquanto presidente dos Estados Unidos.

De acordo com a Al Jazeera, o Irão emitiu um mandado vermelho e pediu ajuda à Interpol para levar o plano avante.

“O Irão solicitou à organização policial internacional que prendesse Trump e 47 outras autoridades americanas identificadas como tendo um papel no assassinato do general Qassem Soleimani no ano passado” anunciou Gholamhossein Esmaili, porta-voz do poder judiciário iraniano

Gholamhossein Esmaili acrescentou ainda que o Irão está “a acompanhar muito seriamente a perseguição e punição daqueles que executaram este crime”, entre eles o ainda presidente dos EUA.

Em junho, já tinha sido pedida a prisão de Trump e de mais de 30 outras pessoas com “acusações de assassinato e terrorismo”, pedido que a Interpol rejeitou, alegando que a suas orientações  a proíbem de realizar “qualquer intervenção ou atividades de caráter político, militar, religioso ou racial”, assim, é improvável que a Interpol 0ficialize este pedido das autoridades iranianas.

 

campanha covid.png

Leia também