Covid-19 | Vacinação em lares arranca no início da próxima semana

idosos

Em Portugal, às 18h00 de hoje tinham já sido administradas 16.701 vacinas contra covid-19.

Estando prevista uma nova entrega de vacinas na próxima semana, a 4 de janeiro, a vacinação irá continuar nos profissionais de saúde, mas avançará também para os lares de idosos., assim, a vacinação em estruturas residenciais para pessoas idosas e similares irá iniciar-se no início da próxima semana.

A ministra da saúde, Marta Temido, revelou hoje que o critério de início de vacinação nos lares de idosos está relacionado com os concelhos onde há neste momento maior incidência de covid-19.

Neste momento são 25 os concelhos – 11 concelhos na região norte, 5 na região centro, 1 na região de Lisboa e Vale do Tejo e 8 na região do Alentejo – com risco extremo, ou seja, com mais de 960 casos/100 mil habitantes nos últimos 14 dias, concelhos onde existem cerca de 150 lares de idosos e estruturas de cuidados continuados integrados e nos quais irá arrancar a vacinação no início da próxima semana. A vacinação será depois alargada aos restantes concelhos, de acordo com o nível de risco em que se encontrem.

Na conferência de imprensa de balanço sobre os primeiros dias da vacinação contra à covid-19 no nosso país, a ministra referiu que “até agora não foram detetadas quaisquer reações graves em relação à administração da vacina”. Algumas das pessoas vacinadas registaram sintomas leves, mas até ao momento não se registou qualquer notificação que sugira outro tipo reações.

Questionada sobre os 140 profissionais de saúde que em Viseu se recusaram a tomar a vacina, a ministra refere que “em primeiro lugar é preciso perceber porque é que estes 140 profissionais optaram por não se vacinar neste momento”. De acordo com a ministra existem pessoas, em todo o país, que “optam por não se vacinar neste momento por razoes várias” entre as razões apontadas a ministra destacou as questões relacionadas com o início de gravidez.

 

campanha covid.png

Leia também