Crónica de Jorge C Ferreira | Carta a Jesus

Jorge C Ferreira

Carta a Jesus
por Jorge C Ferreira

 

Caro Jesus,

Tem calma, não te vou pedir nada. Eu sei que já não tenho idade para essas coisas. E tu já não deves ter capacidade para me satisfazer qualquer pedido. Talvez ganhe umas peúgas, vamos ver. Desculpa, estava a mentir, já me deram um livro antes da data. Um livro do Barack Obama, chama-se: “Uma Terra Prometida”. Uma oferta de um afilhado. Profético este título, não achas? Talvez receba mais umas coisas, vamos ver.

Pois é Jesus, eles agora já ligam pouco ao presépio. É mais árvore de natal e um tipo de barbas brancas a quem chamam pai natal e que anda em autocarros de um refrigerante muito conhecido. Sabes, isto das vendas acho que este ano foi mais fraco. Uma porcaria de uma pandemia fez, e vai fazer, muita miséria. Já fez muitos mortos. Até hoje, no meu País, morreram mais de sei mil pessoas. Lembras-te das pestes? É mais ou menos a mesma coisa, mas actualizada a estes tempos. Escrevo-te como escreveria a outro Amigo e não como a uma divindade. Não reconheço esse triunvirato. Por isso tomo a liberdade de te tratar por tu.

Para mim és filho de José e Maria, foste um rebelde na tua época. Um homem de discurso fácil e capaz de arrastar as massas. Vejo os milagres que dizem teres feito como metáforas maravilhosas. Detesto que te usem e não dignifiquem os teus princípios. Também eu gosto muito de Maria Madalena e de todas as Maria Madalenas que nos acompanham na vida até ao fim. Tenho uma grande admiração pelos homens que lutam sem ceder pelas suas ideias.

desaguoLembras-te dos vendilhões do templo? Agora cresceram de uma maneira desapiedada. São casas grandes de muitos andares, com parques de estacionamento para umas máquinas que inventaram para as pessoas se deslocarem. Quem não tiver uma coisa destas, a que chamaram automóvel, é uma pessoa estranha. Eu vou resistindo. Gosto de ser esquisito. Agora seria difícil correr com estes vendilhões. É gente bem escorada.

Sabes, Jesus, houve um homem, um artista notável, Michelangelo de seu nome, que fez uma escultura tua, já morto, nos braços de tua Mãe. Gostavas que visses. Tu, por certo, irias ser um amante do belo, irias amar ver. A obra chama-se Pietà. Não sei porque fui buscar isto. Talvez porque tal escultura me inundasse de uma tristeza única. Nenhuma Mãe merece ver morrer um filho.  Maria também não merecia.

Também trouxe isto por causa do teu assassinato. O teu caminho para o Calvário, onde foste crucificado, foi contado como a caminhada de um herói que resiste às sevícias e se nega a quebrar. É nesse caminho que te tornas mais homem, cresces e apareces enorme com os teus 33 anos. Mantiveste as ideias que trazias e proclamavas.

A última ceia é um encontro de amigos a uma mesa. Em muitas mesas se sentam Judas capazes de trair. Não sei desta história o suficiente para desbravar caminho. Também hoje temos gente capaz de destruir vidas por meia dúzia de tostões. Isto não mudou muito, meu Amigo.

Escrevo-te desde muito pequeno, lembro-me da primeira carta que foi ditada para alguém a escrever por mim. Agora esta.

Um abraço rebelde,

Jorge

«Tu não ganhas mesmo juízo. Sabes que não gosto que escrevas essas coisas.»

Fala de Isaurinda

«Só estou a escrever uma carta a um Amigo. Não fiz mal a ninguém.»

Respondo.

«Mas mesmo assim não gosto, pronto. Nosso Senhor ainda te castiga.»

De novo Isaurinda e vai, a benzer-se com a mão direita.

Jorge C Ferreira Dezembro/2020(282)

 

Jorge C. Ferreira
Define-se a si mesmo como “escrevinhador” . Natural de Lisboa, trabalhou na banca, estando neste momento reformado. Participou na Antologia Poética luso francófona: A Sombra do Silêncio/À Lombre du Silence; Participou na Antologia poética Galaico/Portuguesa: Poetas do Reencontro
Publicou a sua primeira obra literária em 2019, “A Volta à Vida À Volta do Mundo” – Poética Editora 2019. Participou no livro de homenagem poética a Paul Celan – A Norte do Futuro. Editou em 2021

Pode ler (aqui) todas as crónicas de Jorge C Ferreira


Leia também

22 Thoughts to “Crónica de Jorge C Ferreira | Carta a Jesus”

  1. Cecília Vicente

    Pois é, o menino Jesus nas suas palhinhas deitado… ao lado a árvore de natal, logo a seguir o homem das barbas brancas que já vi assustar e fazer chorar muitas crianças…
    Foi natal, nem dei conta, entre tantas coisas, uma gripe fez-me refugiar de qualquer contacto, não bastava a eterna quarentena que o tal vírus fez anunciar (…) A gripe visitou-me obrigando-me a esquecer que era natal. Dizem muitos, talvez os provocadores de consciência que se lembram do pregão uma vez por ano, é natal todos os dias, é todos dias, dias de nascer um Jesus, quero acreditar na estrela guia de que para o Ano será melhor. Que bonita carta escreveste, creio até que a Isaurinda disfarça o seu orgulho em ti provocando-te com a ira de Deus, esse Deus que estando em todo o lado esqueceu de dar de presentes ao mundo que todos queremos que seja vestido de esperança, quanto muito, menos despido de pobreza… Abraço meu muito amigo. Feliz Ano Novo para ti e todos os teus.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Cecília. Pois, o Natal. Essa festa que é tão injusta. Tudo foi mudado para satisfazer os que se enchem com o consumismo. Um grande abraço, minha Amiga e as melhoras.

  2. António Feliciano de Oliveira Pereira

    Que linda carta que escreveu a Jesus. Estou crente que Ele lhe vai responder: como não sei.
    Nos tempos que correm ainda acontecem milagres, como o COVID-19 desaparecer por ação do bom comportamentos dos humanos!
    Quem dera que todos os Jesus Cristos possam estabelecer a temperança devida para bem de todos!
    Um abraço, Jorge!
    Bom Ano Novo!

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado António. Em princípio quem escreve uma carta, espera resposta. As vossaa respostas já são importantes. Esta é uma carta de difícil resposta. Um exercício pelo bem. Abraço

  3. Mena Geraldes

    Jesus.
    Eu soube que um amigo te escreveu uma carta.
    Ele tem, sabe-lo tão bem quanto eu, uma escrita poética, um dizer fácil, um trato simples e congruente, uma imensa capacidade de se retratar e de tocar o coração de quem o lê.
    Não há dúvida que tem muito de rebelde mas tu compreendes todos os homens. Não os substimas nem os julgas.
    Não os condenas como te condenaram a ti.
    Gostas e isso, sei-o eu, da verdade, do desassombro e da franqueza. Ele é assim.Um poeta. Um sonhador. Um amante do mar e das palavras. Um senhor de viagens feitas. De vidas vividas.
    De fantasias e realidades doridas.
    Um sobrevivente.
    Um pregador que não usa subterfúgios. Não engana. Não escarnece.
    Prescinde de palanques.
    Homem sofrido, aguerrido e ao mesmo tempo, terno e carente. Um espírito puro. Um homem do mundo!
    Jesus.
    Sabes, já na idade madura começou a publicar livros.
    Não chamas a isto coragem? Ousadia? Ânimo? Intrepidez?

    Jesus.
    Tu que foste homem que trouxeste uma verdade muito tua que quebraste com tabus, nos ofereceste a visão do homem novo e que aboliste a imagem de um pai severo e nos contaste de um pai-amor-e-compaixão, certamente que vais gostar desta sua missiva. Foi escrita com serenidade,
    com o sopro de uma espécie de fé, numa casa onde ainda reinam momentos de alegria, bateres de asas e onde palpitam os corações dos livros…

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Mena. Que podso eu acrescentar a esta maravilha de carta em que intrecedes por mim. Sou pequeno, serei sempre perante tudo isto. Grato minha Amiga. Abraço enorme

  4. Maria Luiza Caetano Caetano

    Que carta sublime, escreveu a Jesus. Jesus é o meu melhor amigo. O amigo de todos nós. O nosso Divino amigo. Jesus seu amigo vai adorar a sua carta, ele ama a verdade . E a sua carta, é verdade. Emocionante, que beleza de palavras, sobre Maria sua mãe e Maria Madalena. Bondade sua, sábio das palavras. Admiro e respeito.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Maria Luiza. Espero que o nosso Amigo goste de verdade desta carta. Fui criado num Matriacado. Gosto e Admiro o sentir das mulheres. Abraço imenso

  5. Regina Conde

    Como é linda esta carta ao Menino Jesus. Só os poetas o podem fazer. És corajoso. Falaste de arte, das convicções, das Madalenas. Jesus foi rebelde e convicto no que acreditava. Assim nos contaram e aceito. Bravo meu amigo. Um abraço imenso Jorge.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Regina. Sim Jesus foi um rebelde como todos os homens com coragem o são aos 33 anos. Quantos Jesus morreram? Abraço.

  6. Cristina Ferreira

    Um texto muito sábio, que me emociona.
    Muito grata pela tua poderosa escrita.
    Abraço de grande ternura e admiração.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Cristina. Uma carta uma simples carta escrita com amor. Abraço

      1. Cristina Ferreira

        Por isso nos emociona assim

        1. Jorge C Ferreira

          Cristina. Obrigado.

  7. ivone Teles

    Meu querido amigo, olha como eu gostei desta carta a Jesus. Eu, como não tive educação em nenhuma religião, acho que este teu amigo vai gostar da tua carta. Pelo que fui aprendendo com amigos, alguns deles com estudos Superiores na doutrina de Jesus , mantaram-no por ser um defensor dos mais necessitados. Triste, mesmo, que ele tenha morrido. Eu tenho a minha ” Transcendência ” a quem ralho quando deixa que haja tanta gente muito má neste Planeta e todas as coisas de que falas na carta.

    Beijinhos amigos

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Ivone, minha Amiga/Irmã. Achas que ele vai gostar? Os homens, minha querida, os homens que se apoderam dos nobres valores e os conpurscam. Abraço

  8. Isabel Maria Pinto Soares Torres

    Bela crónica ao homem Jesus. Associada a este extermínio biológico. Para quando o fim? Tanto cansaço, tanta incerteza.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Isabel. Há sempre um pouco de Jesus em cada um de nós, usemo-lo. Abraço

  9. Isabel Pires

    Adorei. Também lhe vou escrever, tive prezentes qb mas o grande presente foi ter os meus filhos comigo. Um veio de longe a estrelinha guiou-o. Já regressou chegou bem. Saudades sem fim

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Isabel. Escreva. Escresver faz bem. Que o regresso do filho. Abraço

  10. Eulália Pereira Coutinho

    Absolutamente sublime.
    Adorei a carta a um amigo a quem se pede quilo que mais desejamos. Adorei a chamada de atenção da Isaurinda. Fez-me lembrar a minha avó. Maravilhosa. Sempre atenta.
    Mais do que tudo, fez-me refletir. A verdade é que as desigualdades continuam vivas. O poder suplanta-se aos valores humanos. O planeta está doente. O mundo está a ficar feio.
    Tive prendas lindas. Tive a companhia da minha família maravilhosa.
    Continuo a pedir saúde, paz, amor. Pedido muito difícil de concretizar, mas com esperança de que melhores dias virão.
    Obrigada meu amigo.
    Um Feliz Ano de 2021.
    Grande abraço

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Eulália. Uma carta de amor. Pedir pouco. Apenas a saúde é imporgante. O resto nós vamos arranjando. Um abraço

Comments are closed.