COVID-19 | Administrada hoje a 1ª vacina em Portugal

vc

Há dias que ficarão para sempre nas nossas memórias. Como previsto, arrancou o processo de vacinação, que nos ocupará durante meses e que nos obriga a manter todos os cuidados. Mas é um dia de alento e esperança que nos dá força para continuar a trabalhar com a mesma determinação [António Costa]

Depois de aprovada pela Agência Europeia do Medicamente (EMA) no dia 21 de dezembro, no mesmo dia, poucas horas depois, a Comissão Europeia aprovou a Autorização de Introdução no Mercado Condicional da vacina contra a COVID-19 desenvolvida pelos laboratórios BioNTech e Pfizer.

Ontem, 26 de dezembro, o primeiro lote de 9.750 vacinas chegou ao nosso pais, destinando-se estas primeiras vacinas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central. Amanhã está prevista a chegada de mais 70.200 doses.

Hoje, 27 de dezembro, foi um dia histórico uma vez que se iniciou a vacinação contra a covid-19. Em Portugal a primeira vacina foi administrada às 10h07, no Hospital de São João, no Porto, ao médico infeciologista António Sarmento, pela enfermeira Isabel Ribeiro.

A par de Portugal também Espanha, Itália, França, Alemanha e Bélgica iniciaram hoje a vacinação contra a covid-19.

No nosso pais, à semelhança de outros países da União Europeia, a vacinação é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada, em Portugal pelo Serviço Nacional de Saúde.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos (OM), apelou hoje aos portugueses que “não tenham medo de se vacinar” acrescentando que a vacinação é “um ato de cidadania”. O bastonário da OM referiu ainda que “à medida que todos vão sendo vacinados, todos vão ficando mais protegidos e conseguir-se-á atingir a imunidade de grupo, o que significa na prática ganhar o combate a este vírus”. Miguel Guimarães foi vacinado esta manhã, tendo referido, “já fiz outras vacinas, há vacinas mais dolorosas, não é o caso desta, esta é vacina muito simples, bem aplicada, sem qualquer tipo de problema”.

“(…) Agora temos a certeza de que há luz ao fundo do túnel. Mas ainda não saímos do túnel. Por isso, ainda é cedo para baixar a guarda e relaxar nas medidas de proteção. Com determinação reforçada por este momento de esperança” [António Costa]

Segundo o plano de vacinação, que pode sofrer alterações, a estratégia de vacinação será a seguinte:

Fase 1 – a partir de dezembro de 2020:

  • Profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados a doentes
  • Profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos
  • Profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares
  • Profissionais e utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Fase 1 – a partir de fevereiro de 2021:

Pessoas de idade ≥50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias:

  • Insuficiência cardíaca
  • Doença coronária
  • Insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min)
  • (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração

Fase 2 – a partir de abril de 2021:

  • Pessoas de idade ≥65 anos (que não tenham sido vacinadas previamente)
  • Pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes patologias:
    Diabetes, Neoplasia maligna ativa, Doença renal crónica (Taxa de Filtração Glomerular > 60ml/min), Insuficiência hepática, Hipertensão arterial, Obesidade e Outras patologias com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico

Fase 3 – em data a determinar após a conclusão da segunda fase:

  • Toda a restante população elegível, que poderá ser igualmente priorizada.

O processo de vacinação irá decorrer ao longo do ano de 2021 e não é possível pedir a marcação da sua vacina para a Covid-19. Deverá espere até ser contactado pelo Serviço Nacional de Saúde para esse efeito.

Para uma previsão de quando poderá ser vacinado, consulte esta simulação

 

[Imagem: SNS]

campanha covid.png

Leia também