Covid-19 | Portugal recebe mais 70.200 doses de vacina até ao final do ano

sm

Marta Temido, Ministra da Saúde, falou ontem ao final da tarde aos jornalistas, depois de mais uma reunião onde se discutiu o Plano de Vacinação contra a Covid-19.

Tal como já tinha sido anunciado, as primeiras 9.750 doses da vacina vão chegar a Portugal já no próximo sábado, dia 26 de dezembro, e começarão a ser administradas no dia seguinte, 27 de dezembro.

A ministra revelou que a farmacêutica Pfizer antecipou o calendário de entregas das próximas vacinas – previsto para o primeiro trimestre de 2021 – assim, a 28 de dezembro chegarão a Portugal mais 70.200 doses. Com esta antecipação no calendário de entregas chegarão a Portugal, ainda este ano, 79.950 doses:

  • 1ª entrega (a 26 dez): 9.750 doses
  • 2ª entrega (a 28 dez): 70.200 doses

Esta 2ª entrega permite alargar o universo de profissionais a vacinar, ampliando o universo de hospitais abrangidos e de acordo com a ministra, espera-se que se consiga “atingir todos os hospitais do serviço nacional de saúde” nesta fase. Marta Temido acrescentou ainda que “para os primeiros hospitais que já identificaram os profissionais prioritários para vacinação temos a expectativa de conseguir vacinar cerca de 60% dos que foram identificados”.

Esta antecipação no calendário não deverá, no entanto, alterar o número total de vacinas previsto para o 1º trimestre de 2021.

campanha covid.png

Leia também