Já decorrem trabalhos para a instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra

PNM scaled

Já decorrem os trabalhos para a Instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra.

O contrato Para a “Elaboração do Projeto de Arquitetura e dos Projetos das Especialidades correspondente à Instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra” foi assinado no passado dia 14 de dezembro, entre o município de mafra e o consorcio SSA+P06, constituído pelas empresas Site Specific Arquitetura, Lda. e P06 Atelier, Ambiente e Comunicação Lda.

Em outubro, quando foi anunciado o projeto vencedor, a Câmara Municipal de Mafra balizou as metes do projeto, “visa deixar os valores patrimoniais do edifício, devidamente restaurados, focalizando a atenção na narrativa e na coleção do MNM. O projeto expositivo materializa-se numa estrutura de madeira que se estende e evolui pelo espaço expositivo procurando dar resposta aos diversos requisitos programáticos e técnicos tirando partido da sua leveza e elegância para desenhar dispositivos expositivos, áreas interativas, zonas de conforto e contemplação ou simplesmente áreas técnicas de suporte ao museu”. No que se refere à visitação, pretende-se proporcionar uma “circulação nos dois sentidos, sem repetição, e o seu atravessamento, permitindo tirar partido tanto da experiência do Museu da Música como da contemplação das magníficas salas do Palácio. Com grandes superfícies envidraçadas e de estrutura minimalista procuram mediar a escala do edifício e dos instrumentos e permitem ao olhar do visitante um diálogo entre o primeiro plano dos instrumentos históricos e o fundo, o palácio do séc. XVIII

Hoje já foi possível ver no terreno alguns trabalhos de medição e apara amanhã está já agendada uma reunião com os projetistas.

De acordo com o contrato a obra desenrolar-se-á nas seguintes 4 fases:

  • Fase 1 (Estudo Prévio) no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de adjudicação;
  • Fase 2 (Anteprojeto) no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de comunicação da aprovação do Estudo Prévio;
  • Fase 3 (Projeto de Execução) no prazo de 120 (cento e vinte) dias, a contar da data de aprovação do Anteprojeto;
  • Fase 4 (Assistência Técnica) desde a fase do procedimento de formação do contrato, até à adjudicação da obra e durante a sua execução, no âmbito das várias especialidades volvidas.

Os  prazos previstos “podem ser prorrogados por iniciativa da Entidade Adjudicante, ou a requerimento do prestador de serviços, devidamente fundamentado”.

O valor do contrato é de 222.875,45 € (+IVA a taxa legal) e o prazo total para a execução da obra é de 240 dias.

 

campanha covid.png

Leia também