Empresários pessimistas em relação à retoma da atividade económica e do emprego

JM quinta feira 17 de dezembro de 2020 15h42m16s 005 .png

• 32% dos empregadores portugueses não contam retomar os valores de contratação pré-pandemia
• Apenas 9% das empresas esperam recuperar os níveis de atividade pré-Covid nos próximos três meses
• Regiões Norte e Sul são as mais pessimistas, 36% dos empregadores consideram não ser possível voltar a alcançar os números de contratação pré-pandemia

JM quinta feira 17 de dezembro de 2020 15h36m53s 003

O impacto da pandemia nas projeções de emprego parece estar a agravar-se, a fazer fé no, ManpowerGroup Employment Outlook Survey.

Os empresários parecem pessimistas relativamente ao ritmo de recuperação económica, uma vez que as intenções de contratação das empresas são relativamente baixas – “32% das empresas não contam retomar de todo os níveis de contratação pré-pandemia, um valor que sobe 4 pontos percentuais, face ao trimestre anterior, e 21 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre de 2020”.

Num universo de 397 inquiridos, a percentagem de empregadores que espera retomar a atividade pré-covid-19 no espaço de 12 meses desceu para 29%, 3 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior, e o número de empresas que acreditam poder recuperar os níveis de contratação anteriores, nos próximos três meses, não ultrapassa os 9%.

Os empresários portugueses estão mais pessimistas do que os seus congéneres da região EMEA, que compreende o resto da Europa, o Médio Oriente e a África.

Como seria de esperar, as microempresas são as mais pessimistas, com apenas 14% a esperarem recuperar em menos de 12 meses. Já as grandes empresas, 44% a preveem alcançar os valores de contratação pré-Covid 19 em menos de 1 ano.

Este estudo estudo trimestral, da responsabilidade do  do ManpowerGroup entrevistou 37.500 empregadores em 43 países e territórios.

[imagens:ManpowerGroup]

Leia também