Covid-19 | Vacinação em Portugal terá inicio a 27 de dezembro

ms

Prevê-se que o parecer positivo da agência europeia do medicamento relativo à vacina da Pfizer possa ocorrer na próxima 2ª feira, 21 de dezembro, prevendo-se também que a autorização de introdução no mercado condicional desta vacina possa ocorrer a 23 de dezembro.

Inicialmente, a previsão de entrega das vacinas estava agendada para janeiro, mas a ministra da saúde avançou hoje que essa entrega ainda irá ocorrer este mês, de acordo com a informação divulgada pela comissão europeia, as primeiras doses da vacina poderão chegar a Portugal logo a seguir ao Natal, a 26 de dezembro. Portugal poderá iniciar a vacinação contra a covid-19 logo no dia seguinte, dia 27 de dezembro.

A informação mais recente é dessa previsão de entrega ainda no mês de dezembro e, como já está também a ser comunicado pela Comissão Europeia, estima-se que o calendário de vacinação possa ser alinhado entre todos os países e possamos começar a vacinar entre 27 e 29 de dezembro [Marta Temido, Ministra da Saúde]

O calendário provisório da entrega da vacina da Pfizer até ao final do 1º trimestre de 2021 aponta para:

  • Dezembro 2020: 9 750 unidades
  • janeiro 2021: 303 225 unidades (a partir de 4 de janeiro)
  • fevereiro 2021: 429 000 unidades
  • março 2021: 487 500 unidades

A ministra salientou anda, que “o valor é inferior aquele que inicialmente tínhamos previsto” para esta campanha de vacinação e nesta empresa, mas estes números surgem na sequência das alterações da empresa ter alterado “aquilo que são as suas possibilidades de distribuição para todos os países europeus”.

Marta Temido acrescentou que se está a “ultimar o processo de seleção do grupo que vai ser vacinado com este primeiro lote, nestes primeiros dias de vacinação”. Este grupo respeitará “aquilo que são as prioridades clínicas que foram definidas tecnicamente” e de acordo com a dimensão deste primeiro lote, serão os profissionais de saúde os primeiros a ser vacinados “na medida em que são os que estão na primeira linha e nos poderão ajudar melhor a proteger os restantes”.

Para além desta vacina existem outras quatro em processo de avaliação e no caso da vacina da empresa Moderna, as primeiras doses deverão chegar a Portugal ainda durante o mês de janeiro.

 

campanha covid.png

Leia também