Torres Vedras | Associação Mundial de Enoturismo irá ficar sediada no mercado da cidade

vtv

A importância da vinha e do vinho no concelho de Torres Vedras vem de longa data, pois já na época das invasões francesas surgiram referências à qualidade do seu vinho.

O concelho conta com cerca de seis mil hectares de área total de vinha e os seus vinhos possuem origem controlada demarcada há cerca de 30 anos.

A visão estratégica da autarquia passa agora pela criação de uma rede em todo o seu território, de modo a potenciar o enoturismo, para que o concelho se possa distinguir como destino turístico de referência neste nicho.

Em 2018, Torres Vedras foi, juntamente com Alenquer, Cidade Europeia do Vinho e nessa altura existiam apenas 3 entidades a desenvolver o enoturismo no concelho. Atualmente são já 13 as entidades que se dedicam a este produto turístico.

No dia mundial do enoturismo, Carlos Bernardes, presidente da câmara de Torres Vedras, anunciou que a autarquia conseguiu trazer para o concelho a Associação Mundial de Enoturismo, a qual irá ficar sediada no mercado municipal de Torres Vedras.

“ (…) é um ativo importante onde iremos ter oportunidade de estar ao lado daqueles que promovem o enoturismo em todo o mundo”. Carlos Bernardes

Nesta área, o município está a desenvolver alguns projetos, entre estes, o lançamento do concurso para a criação de um espaço de enoturismo “vinhos do mundo” no Mercado Municipal. Outro projeto tem por sede a localidade do Maxial, no antigo espaço da empresa Valentim de Carvalho, cuja a obra já se encontra a decorrer. Também deu entrada na câmara outro projeto que se destina a reabilitar da Ruína do Espírito Santo, na localidade da Carvoeira.

A câmara pretende aliar a cultura ao vinho, motivo pelo qual se criou um novo espaço no Teatro-Cine de Torres Vedras, o Enoteatro, um espaço dedicado aos vinhos de Torres Vedras. O Enoteatro abre à sexta-feira e ao sábado, entre as 17h00 e as 20h00, sendo possível ali encontrar vários vinhos de Torres Vedras, disponíveis para prova por 1,5 € por uma prova ou por 3 €, por três provas.

Por definição, o enoturismo é um tipo de turismo que se baseia na apreciação do vinho nas regiões que o produzem, aliando a prova, ao conhecimento da história, cultura e tradições dessas regiões.

[Imagem: CMTV]

campanha covid.png

Leia também