Voz do Leitor | A pandemia e os idosos do Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Encarnação

Centro Social Paroquial Nossa Senhora Da Encarnacao

O Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Encarnação, sito Barril/Encarnação, em março 2020, contatou familiares diretos dos utentes que frequentam o centro dia e noite, que por prevenção à saúde pública e dos nossos familiares, os mesmos iriam ficar apenas no centro de noite, incluindo os fim de semana e feriados (que no horário das 9h ás 16h, vinham a casa dos familiares), e as visitas apenas agendadas e com todas as precauções devidas, inclusivamente foi proibido que os familiares levassem o que quer que fosse (bolos, chocolates, etc…) para evitar qualquer tipo de contágio.

De repente, e agora que os números de contágio aumentaram abruptamente, fomos contatados pela Sra. Dra. Maria José, que por ordem da Autoridade de Saúde e do Instituto Da Segurança Social, os utentes têm de começar a regressar aos fim de semana e feriados no período 9h ás 16h, a estar com os familiares. Agora, que nossos filhos voltaram a escola, transportes públicos, e todos os dias os números de contágio aumentam, vamos expor os nossos familiares.

Contatada a Junta de Freguesia da Encarnação e Câmara Municipal de Mafra, a resposta foi igual à do espaço referido.

Como será possível que entidades de saúde, exponham os nossos familiares idosos desta forma? Onde está a proteção ao idoso?

Graça Maria Miranda Alves

[imagem: Centro Social Paroquial Nossa Senhora Da Encarnação]

Leia também