PS Mafra expressa preocupação “Face ao aumento brutal de casos confirmados que a Vila de Mafra conhece”

PS.fw

“Face ao aumento brutal de casos confirmados que a Vila de Mafra conhece”, a concelhia de Mafra do Partido Socialista enviou um comunicado às redações dando conta da tomada de posição política que apresentará na sessão da vereação da Câmara de Mafra, que amanhã terá lugar.

O Partido Socialista de Mafra vem expressar a sua preocupação pelo crescimento do número de casos ativos da Covid-19 no Concelho.

Consideramos que perante este cenário são necessárias e urgentes tomadas de medidas concretas, quer na contenção do vírus, quer no apoio a empresas e a cidadãos.

Se numa primeira fase da pandemia os autarcas e autarquias do Concelho souberam estar à altura julgamos que nesta segunda onda pouco ou nada se tem feito para conter e combater a Covid-19.

Os nossos munícipes precisam de ter confiança nos seus Órgãos autárquicos, numa crise de saúde pública mais grave dos últimos 100 anos os responsáveis políticos concelhios não podem optar por “enfiar a cabeça na areia”.

Estamos numa fase de combate, a responsabilidade é dar resposta imediata aos problemas concretos actuais e que se avizinham.

Neste sentido o PS de Mafra propõe com carácter de urgência as seguintes medidas:

– Dotação financeira extraordinária para as Associações e Coletividades do Concelho no valor de 300 mil euros;

– Criação do “cheque Comércio Tradicional Mafra 2020” no Valor de 2 milhões de euros a ser distribuído pelas Freguesias do Concelho para ser gasto no comércio local de cada Freguesia;

– Alargamento da rede de apoio social concelhio a famílias que se encontrem em confinamento profilático, ou que se encontrem em situação de desemprego e de perda acentuada de rendimentos;

– Distribuição de máscaras e produtos desinfetantes pela população nos locais de maior concentração de pessoas (transportes, escolas e zonas comerciais);

– Apoio extraordinário às IPSS do Concelho no valor de 500 mil euros;

– Apoio extraordinário aos Corpos de Bombeiros Voluntários do Concelho no valor de 750 mil euros;

– Congregar os grupos de cidadãos que prestam apoio e ajuda social e apoiar e dotar os mesmos de meios físicos e de mobilidade;

– Adquirir aos produtores locais os seus produtos que não conseguem escoar e doar os mesmos a IPSS e famílias carenciadas.

– Cancelar até ao fim do primeiro semestre de 2021 o pagamento de todas as taxas ao comércio.

Mais Obras ou apoio às Pessoas?
As pessoas e muito do pequeno setor empresarial precisam de apoios. A situação é de emergência e em situações de emergência “não se limpam armas”, ajudam-se as pessoas a minimizar os efeitos da crise que se instalou.

Não é a altura para mais obras, para serem inauguradas nas eleições que se avizinham. As pessoas precisam de apoio.

Leia também