Carta de condução e documentos do carro irão passar a ser digitais

gnr 3

De acordo com um projeto de decreto-lei do Governo, os documentos do veículo vão deixar de ser em papel, adotando o formato digital. Documentos como o registo de propriedade, a ficha de inspeção e o seguro passarão a ficar agregados numa única aplicação.

Já no que diz respeito à carta de condução, esta passará a incluir um código QR, de modo a facilitar a sua leitura digital, agilizando as formalidades policiais de fiscalização e reforçando a segurança relativamente à possibilidade de falsificação. O contra deste processo, passa pela necessidade de deslocação à esquadra no prazo de cinco dias, por parte do automobilista, no caso de as autoridades não terem, num dado momento, acesso aos meios técnicos que permitam a verificação digital dos documentos.

Por outro lado, a coima pela utilização do telemóvel durante a condução passa de 120 para 250 euros, reduzindo ainda 3 pontos na carta de condução, as trotinetes velozes passarão a ver interditada a sua circulação nas ciclovias e serão definidas novas regras para a condução de tratores.

campanha covid.png

 

Leia também