Secretário de estado fala do pico da pandemia, do RT e dos surtos em lares

Na conferência de imprensa de ontem, relativa ao ponto de situação da pandemia por covid-19 no nosso pais, António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, fez o ponto de situação da utilização de camas em meio  hospitalar, destinadas à covid-19. Das 17 216 camas em enfermaria disponíveis para covid-19 a nível nacional  e das 892 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) estavam ao dia de ontem “abertas” 2 370 camas em enfermaria e 373 em UCI, encontrando-se já ocupadas 2 012 em enfermaria e 325 em UCI.

Em relação a surtos em lares de idosos em Portugal continental, ontem existiam 134 os surtos ativos, sendo 130 em estruturas residenciais para idosos e 4 em unidades de cuidados intensivos integrados. 3 destes surtos são no concelho de Mafra (Lar do Pousal, Lar do Sobreiro e Lar de São Pedro na Malveira).

Questionado sobre, para quando é esperado o pico da pandemia, António Lacerda Sales referiu que a “previsão do pico, eu diria que é sempre difícil de prever. Isto os picos, e neste caso por exemplo o pico da pandemia, nunca é possível prever antes de duas semanas de infleção e de começarmos a descer”, acrescentando ainda que “também depende muito da efetividade das medidas implementadas” não sendo ainda possível saber “qual vai ser a real efetividade destas medidas”.

António Lacerda Sales afirmou ainda, ser “importante dar uma boa noticia” referindo-se ao valor do RT (risco de transmissibilidade, que representa o número de pessoas que cada infetado contagia), valor que “tem estado a diminuir de forma sistemática desde o dia 14/15 de outubro”, sendo atualmente de 1,14. Acrescentando que “aparentemente há um desacelerar, repito um desacelerar da própria pandemia”.

 

campanha covid.png

Leia também