“Fazer regressar a infanta Maria Bárbara ao Palácio de Mafra” – Campanha de angariação de fundos

capa angar fundos

A 4 de dezembro de 1711 nasce Maria Bárbara de Bragança, filha de D. João V e de D. Maria Ana de Áustria. Segundo é tradição, a infanta está profundamente ligada a construção do Palácio Nacional de Mafra, por via de uma promessa de seu pai, que não tendo ainda descendência terá prometido, a partir de um vaticínio feito por Frei António de São José: “El-Rey teria filhos se fizesse voto a Deos de fundar hum convento dedicado a Santo António na Villa de Mafra” (Principio e Fundação do Real Convento de Mafra, c. 1763-70, p. 5; Gorjão, 2015, p. 4) Villa de Mafra”, a construção de um convento em Mafra, para os frades franciscanos da Província da Arrábida. Isto, embora haja autores defendendo que a rainha já estaria grávida, quando o rei formulou o voto, algo que adensando o mistério e reforçando a tradição, torna ainda mais interessante uma iniciativa lançada pela Associação dos Amigos do Convento de Mafra, à qual o Jornal de Mafra agora se associa.

Surgiu recentemente no mercado leiloeiro, uma tela do século 18, que retrata a infanta Maria Bárbara de Bragança. Esta peça, uma pintura a óleo sobre tela, do mestre italiano Jacopo Amiconi, que nasceu em Veneza no ano de 1682, terá já ido a leilão, mas não chegou a ser adquirida. A Associação dos Amigos do Convento de Mafra viu aqui uma oportunidade de adquirindo a obra, doa-la depois ao Palácio Nacional de Mafra, sendo que, em nenhum outro local, o espírito da obra se poderá sentir mais em casa.

A aquisição orça os 5 925 euros, um valor perfeitamente ao alcance de uma angariação de fundos junto dos naturais, dos residentes e dos amantes do concelho de Mafra, bem como, de todos os outros portugueses, residentes ou não no país, que gostem de história, que gostem de arte, que gostem do Palácio Nacional de Mafra e que deem valor à mobilização dos cidadãos na defesa do seu património.

maria barbara de braganca scaledA pintura tem 130 por 100 centímetros e já tem lugar no palácio, ficará exposta na sala D. João V, num palácio que tem uma das mais belas bibliotecas do mundo, um memorável conjunto de carrilhões, 6 órgãos históricos e uma excelente coleção de esculturas e de pintura italiana e portuguesa. Esta obra contribuirá ainda para valorizar um palácio, que por várias vicissitudes históricas, não dispõe atualmente de uma quantidade de mobiliário e de obras de arte consentânea com a sua grandiosidade arquitetónica.

Por se tratar de uma iniciativa meritória, por visar o enriquecimento do Palácio Nacional de Mafra sob o ponto de vista histórico e artístico, por se tratar de uma iniciativa da sociedade civil, por não envolver o recurso a fundos públicos, sempre tão apetecíveis por parte da generalidade das associações e por poder vir a constituir um interessante envolvimento cívico dos nossos leitores, o Jornal de Mafra decidiu associar-se a esta campanha de angariação de fundos da Associação dos Amigos do Convento de Mafra.

Decisivo no apoio promocional do Jornal de Mafra a esta iniciativa, o facto por aqui inédito, de todas as doações angariadas serem tornadas públicas e em tempo real, através da publicação e da permanente atualização da Lista de Doadores, um ato de transparência que merece ser assinalado e apoiado.

Associe o seu nome ou contribua anonimamente para esta angariação de fundos destinada a adquirir esta tela de Jacopo Amiconi, que retrata a infanta Maria Bárbara de Bragança, obra que será doada ao Palácio Nacional de Mafra.

Atualizado em 3nov20 20:16

 

banner dgs

Leia também