1 de novembro de 1755 – O Terramoto de Lisboa também atinge Mafra e o seu convento

Convento de Mafra antes de 1755

  Terramoto de 1 de Novembro de 1755 em Mafra

 

O terramoto de 1755 ocorreu a 1 de novembro de 1755 e foi devastador, tendo destruído, quase completamente a cidade de Lisboa. Outras regiões do país foram também afetadas por este grande sismo, com especial relevância para o litoral do Algarve e a região de Setúbal.

No entanto, o terramoto fez-se também sentir em Mafra, havendo alguns registos disso mesmo, nomeadamente na imprensa da época. Citam-se de seguida dois excertos de artigos publicados na Gazeta de Lisboa, em março, outubro e novembro do ano seguinte, 1756.

 

No primeiro de Novembro de 1755 pelas nove horas e 40 minutos estando toda a atmosfera muito clara e serena se sentiram sucessivamente neste Real Convento três formidáveis abalos de terra, durando cada um seis minutos, todos com igual violência e agitação e com um estrondo ainda maior do que, o que fazem muitas carruagens, quando impetuosamente correm por calçadas. Viu-se tremer este magnífico edifício, ora abater-se e elevar-se, ora inclinar-se de uma para outra parte, como embarcação nas ondas, com pavor, e assombro, de quem a via. Porém, ficou este admirável todo sem notável ruína, e sem ofender pessoa alguma estando todo cheio de gente. Estalaram muitas arestas de preciosos mármores, e no zimbório se despegou um fogacho, ficando suspenso na ponta do ferro, que lhe servia de base; e quando os Oficiais, passados alguns dias, o seguraram no seu lugar, disseram que só por milagre podia tão grande peso estar inclinado sem cair. Da torre da parte do Sul caiu sobre o Palácio uma pirâmide, e rompeu somente a primeira abóbada; no corpo alto da parte do Palácio, que fica ao Norte e no jardim principal caíram duas, mas sem prejuízo; todas as paredes mestras ficaram ao nível sem abertura alguma, mas algumas das interiores mostram na superfície algum sentimento. Nos Palácios racharam algumas ombreiras e travessas das portas, e se abateu uma das abóbadas nas enfermarias. Na praça contígua ao Convento se viu uma cesura na terra abatida e desfeita, por onde se entendeu que respiraram os mistos deste espantoso fenómeno: a cesura tinha um pé de largura. Ficou muito danificada a Igreja Paroquial de Santo André, e o Palácio do Visconde de Ponte de Lima, e algumas das casas da povoação postas por terra. O mesmo se vê nas mais Igrejas, e lugares circunvizinhos.

No mesmo dia jejuou toda a Comunidade a pão, e água, e esta se aumentava com as lágrimas, que todos choravam sentados em terra. Logo se expôs o Santíssimo Sacramento, ocupando-se uns Padres [sic] a cantar o Terço e Ladainhas e outros em confessar a inumerável gente, que concorria, que de tarde se formou uma devotíssima Procissão de Preces com as Imagens de Cristo Crucificado e do Seráfico Padre São Francisco e ultimamente o Prelado com o Santo Lenho. Todos os Religiosos e muitos seculares foram descalços uns com cordas, outros com pedras ao pescoço recitando em tom lúgubre o Salmo Miserere mei Deus. Ao recolher da Procissão houve Sermão, que pregou extemporaneamente o P. M. Fr. António de Santa Ana, Ex Definidor, discorrendo com grande espírito e naturalidade sobre o texto do Capítulo X do primeiro livro de Esdras: Sedit omnis populis in platea domus Dei trementis pro peccato […] et surrexit Esdras sacerdos, dixit ad eos; vos transgressi estis […] et nunc confessionem Domine Deo Patrum vestrorum, et facit placitum ejus. Finalizado o Sermão já de noite se retirou a Comunidade para os Dormitórios, onde tomou três disciplinas muito rigorosas e dilatadas. No Domingo, e por toda a semana seguinte se continuaram as procissões e preces com as mesmas penitências e permitiu Deus, que os abalos de terra, que depois sentimos, todos foram leves e instantâneos.

[Gazeta de Lisboa, n. 11, 18 de Março de 1756]

 

Achou-se esta Vila até 15 de corrente cheia de Perinos [i. e., Peregrinos], que para ganharem o grande Jubileu concorreram a visitar a sagrada, e real Basílica de canto António. Foi tão numerosa a sua multidão, que os Confessores foram muitos dias precisados a administrar até à noite o Sacramento da penitência. Muitas pessoas para maior merecimento tiveram a mortificação de virem descalços.

A 18 pelas 10 horas da manhã chegaram Suas Majestades fidelíssimas, e Suas Altezas ao seu real Palácio desta Vila. Logo na mesma tarde foram à Tapada, onde mataram 11 rezes. No segundo dia 17 [sic] e no terceiro, em que se recolheram para Belém mataram de caminho sete. A sua ausência infundiu neste Povo uma profunda saudade. O Rei nosso Senhor mandou distribuir grossas esmolas por muitas pessoas pobres.

[Gazeta de Lisboa, n. 43, 28 de Outubro de 1756]

 

No Domingo último dia do mês de Outubro fizeram os Religiosos do Real Convento desta Vila, uma exemplaríssima procissão de penitência, que discorreu pelas principais ruas dela, implorando a Divina misericórdia para preservar dos terremotos a este Reino. Iam todos descalços, uns com grossas pedras nos ombros, outros com cordas ao pescoço, e nesta mesma forma, e descalço o Excelentíssimo Bispo de Macau. Acompanharam esta procissão os Irmãos Terceiros de S. Francisco com um andor que representava a impressão das Chagas. Os Confrades do Rosário da Virgem Santíssima Nossa Senhora com a sua Imagem e uma inumerável multidão de Povo. Recolhendo-se à sua Igreja pregou um dos Religiosos, tomando por tema do seu Sermão as palavras do capítulo III dos Trenos de Jeremias: Misericórdia Domini, quia non sumus consumpti, quia non defecerunt miserationes ejus; e ponderando com grande espírito e naturalidade todas as causas, que podiam concorrer para um castigo tão rigoroso. As suas expressões causaram uma grande compunção em todos os ouvintes. De noite tomou toda a Comunidade uma áspera disciplina por espaço de meia hora.

No dia seguinte em que se celebrou a festa de todos os Santos, esteve o Santíssimo exposto no seu trono, desde a hora de Prima até a Noa, em que o mesmo Senhor foi levado em procissão pelos Claustros entoando-se primeiro com a suave harmonia de três órgãos e os alegres repiques de todos os sinos, o Te Deum Laudamus em acção de graças, pelo especial favor que fez a Divina Clemência de conservar sem ruína o mesmo Real Claustro.

[Gazeta de Lisboa, n. 46, 18 de Novembro de 1756]

[Fontes: Gazeta de Lisboa; monumento de Mafra virtual]

banner dgs

Leia também