Dia de finados – Cemitérios encerrados, abertos ou assim assim

cemiterio de mafra
Com a pandemia a atingir novos picos, o governo tem vindo a tomar medidas no sentido de restringir os ajuntamentos de pessoas e as deslocações entre concelhos vão estar condicionadas no fim de semana do Dia de Finados. Este é o dia em que muitos portugueses costumam sair das grandes cidades rumo às localidades de onde são naturais, de modo a poderem participar nas tradicionais cerimónias ligadas ao culto dos mortos.
O panorama do país é muito diverso, dependendo das decisões tomadas pelas câmaras municipais e pelas juntas de freguesia, indo do encerramento dos cemitérios, em Guimarães, Matosinhos, Barcelos, Trofa, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, Famalicão, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, até à proibição de limpar sepulturas e jazigos, como ocorre em Olhão, já na Marinha Grande, recomenda-se a utilização de regadores e de vassouras.
Noutros casos limitou-se o tempo de permanência no cemitério, casos de Braga (1 hora) Gaia (45 minutos), Vila Verde (15 minutos) ou Amares (30 minutos). Noutros casos, a proibição passa por não tocar nas campas. Em Cascais optou-se por só permitir um máximo de cinco pessoas por campa, enquanto os municípios e as juntas de freguesia da região de Leiria só permitirão a presença de duas pessoas por sepultura.
A Conferência Episcopal Portuguesa, pediu às autarquias e às juntas de freguesia que mantivessem os cemitérios abertos, ainda que com o recurso a “medidas suplementares de proteção”.
No concelho de Mafra, durante a última sessão do executivo, um dos vereadores inquiriu o presidente da edilidade acerca das orientações do município, Hélder Silva afirmou ter consultado a Vigaria de Mafra para poder tomar uma decisão. Assim, “2ªFeira, 02 Novembro 2020 (Fiéis Defuntos), romagens aos Cemitérios (oração à porta): Sobreiro (14.30h) e Mafra (15h)”.

 

protecao 1

Leia também