Viva El Rei | D. João V nasceu a 22 de outubro de 1689

aniversario Djoão V

João Francisco António José Bento Bernardo de Bragança, nasceu em Lisboa a 22 de outubro de 1689.
Filho de D. Pedro II e de D. Maria Sofia de Neuburgo, foi jurado príncipe herdeiro no dia 1 de dezembro de 1697, após a morte de seu irmão, João de Bragança.

D. João V, subiu ao trono a 9 de Dezembro de 1706, tendo recebido o cognome de “O Magnânimo” (ou “ O Rei-Sol Português” ) devido às grandiosas obras e à ostentação e luxo durante o seu reinado, embora também tenha ficado conhecido como “O Freirático”.

Entre as grandiosas obras que patrocinou, está o Real Edifício de Mafra erguido no cumprimento de uma promessa:

“Prometo, pela minha palavra real, que farei construir um convento de franciscanos na vila de Mafra se a rainha me der um filho no prazo de um ano a contar deste dia em que estamos…”.
In Memorial do convento

Casou a 9 de julho de 1708 com Maria Ana da Áustria, mas a sua 1ª filha, a infanta D. Maria Bárbara, apenas nasceu em 1711. O casal acabou por ter 6 filhos Maria Bárbara de Portugal, Pedro, Príncipe do Brasil, José I de Portugal, Carlos de Portugal, Pedro III de Portugal e Alexandre de Portugal.

D João V também ficou conhecido como “O Mulherengo” ou “O Freirático”, tendo em conta a sua preferência carnal pelas piedosas freiras do Convento de Odivelas, com as quais manteve várias relações e teve vários filhos.

D. João V reinou entre 9 de dezembro de 1706 e 31 de julho de 1750.

Faleceu em Lisboa a 31 de Julho de 1750 e está sepultado no mosteiro de São Vicente de Fora.

 

protecao 1

 

Leia também