EDITORIAL | 6 anos de notícias, 6 anos de crescimento

EDITORIALnovo

Seis anos volvidos depois de termos iniciado esta empreitada sem ajuste direto ou concurso público, sem subsídios, sem patrocínios visíveis ou encapotados, sem apoios públicos ou privados e sem fontes de financiamentos que não fossem/sejam os nossos fundos próprios e a pouca publicidade que nos tem sido possível angariar, publicidade que nunca trocámos por noticias encomendadas ou por servicinhos aos poderes fáticos.

Em seis anos tornamo-nos no órgão de comunicação social do concelho de Mafra, com maior audiência. Publicamos diariamente entre 10 e 16 artigos que cobrem temas diversos, da cultura ao desporto, da reportagem à crónica, tendo por colaboradores, nomes respeitados da cultura portuguesa.

Mantemos colunas regulares de opinião política, que cobrem todas as cores do espetro político, da direita à esquerda, representando o pensamento das principais forças que desenvolvem atividade no concelho de Mafra e que quiseram aceitar o espaço que pusemos a sua disposição.

Inovámos graficamente, inovámos ao perguntar tudo o que há para perguntar, seja a quem for, não deixando perguntas na gaveta, nem cultivando temas tabu. Inovamos na abrangência da informação que trabalhamos, inovamos no pluralismo ideológico e na diversidade de correntes que acolhemos, inovamos na irreverência e na curiosidade por tudo o que, sem invadir a privacidade do cidadão comum, possa ser notícia.

Como grande parte dos nossos leitores reconhecem, há notícias do concelho, a que só o Jornal de Mafra dá eco, que só chegam a público porque existimos.

Por outro lado, a redação é curta, faltam sempre mãos para fazer o trabalho como ele merece ser feito, com qualidade e com rigor, por vezes, faltam mesmo mãos para fazer o trabalho que tem de ser feito. Somos só humanos e orgulhamo-nos disso, temos ainda muito caminho a fazer, muito para melhorar, muito para aprender e muito para inovar.

Este tem sido um percurso difícil, mas simultaneamente surpreendente. Temos encontrado muitas resistências, muitas portas fechadas e tantas outras que se encerram à nossa passagem, mas o caminho que seguimos tem sido apoiado pela cada vez maior adesão dos leitores, sendo isso, que verdadeiramente nos impulsiona a continuar.

Paulo Quintela
Diretor do Jornal de Mafra

 

 

Leia também