Torres Vedras e região do Oeste entre os destinos mais sustentáveis do mundo

PUB

Acabou de ser divulgada a lista dos 100 principais destinos sustentáveis do Mundo, e 11 deles localizam-se em Portugal.

São eles:

 

De acordo com uma nota divulgada pelo Turismo do Centro de Portugal:

As Serras do Socorro e Archeira foram escolhidas pelo esforço na classificação do local como Paisagem Protegida, na sequência da política de desenvolvimento sustentável promovida pelo município de Torres Vedras.

No caso da cidade de Torres Vedras, a sua escolha ficou a dever-se  à rede de rotas cicláveis criada no interior da cidade.

A Região Oeste foi distinguida pelas preocupações ambientais da comunidade intermunicipal que junta 12 municípios, nomeadamente no que diz respeito à separação do lixo e de outros resíduos e pelo investimento na educação ambiental junto de escolas e empresas.

 

Segundo a Green Destinations (GD), promotora da iniciativa, esta lista publicada anual pretende “mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos, como exemplos inspiradores para outros, para operadores turísticos e para viajantes”. A GD refere ainda que “este ano, a seleção foi mais do que nunca determinado pela qualidade, eficácia e transferibilidade do Histórias de Boas Práticas que foram enviadas pelos destinos”.

O comitê, composto pelos melhores especialistas internacionais (especialistas de vários países e parceiros da fundação), que avaliou as candidaturas de acordo com 30 critérios de sustentabilidade, refere que a seleção para a lista dos 100 melhores “não significa que destino é sustentável. Significa que está fazendo bons esforços e prometendo progresso. Não existem destinos totalmente sustentáveis”.

[Imagem: Green Destinations]

Leia também