Opinião Política | Mário de Sousa (CDS-PP) – A nossa “gripezinha”

MARIO DE SOUSA

A nossa “gripezinha”

 

Foi o físico alemão Wilhelm Röntgen (1845-1923) quem detetou pela primeira vez a radiação a que chamou “Raios X”. Durante a Primeira Guerra Mundial, Marie Curie propôs o uso dessa radiação para diagnósticos e tratamento de soldados feridos tendo participado na instalação de inúmeros postos de RX em hospitais de retaguarda. A exposição maciça às radiações acabaria por fazê-la contrair leucemia, de que viria a morrer em 1934.

São por isso conhecidos os efeitos nefastos dos Raios X, embora sejam de uma utilidade indiscutível como meio de diagnóstico para o tratamento de diversas doenças e fraturas ósseas.

Mas isso é o que a ciência diz e prova a quem se quer informar. Em Portugal gente existe para quem esta perigosidade é mero pormenor, tão sem importância como a “gripezinha” de Bolsonaro. E por isso, alguém, seguramente arquiteto, fez o projeto daquele que seria o edifício do Centro de Saúde de Mafra Norte, embelezando a obra contemplando a divisão onde seria instalado o aparelho de Raios X com uma janela!

Esta minudência não seria grave se a entidade que aprovou o projeto e o respetivo caderno de encargos tivesse talvez curriculum necessário à construção de equipamentos deste tipo. Se o tinha ou não, não se sabe, mas que aprovou a janela é um facto.

E tudo andou em frente, com pompa e circunstância e a 30 de Maio de 2019 A ministra da Saúde e a Câmara de Mafra inauguram…/… o novo centro de saúde da vila, um investimento de três milhões de euros que pretende dar melhores condições a 30.400 utentes e aos profissionais de saúde.

Para Hélder Sousa Silva, o investimento mais recente garante o Atendimento Complementar 24 horas por dia e vem dotar a unidade de um novo RX digital para substituir o antigo, que se “encontrava por vezes inoperacional”.[i]

Como seria de prever o aparelho de Raios X não arrancou porque não se deu muito bem com a janela. E se antes a população tinha Raios X “às vezes” passou a não o ter de modo definitivo.

Desde essa data que muita tinta se tem gasto a invocar razões para a inoperância do respetivo equipamento. Empurram-se as culpas de departamento para departamento, pedem-se orçamentos para cortinas que tapem a janela, pedem-se certificações para que o aparelho possa funcionar, enfim, todos temos assistido ao enrolar sucessivo por quem nos governa e desgoverna local e centralmente.

Ninguém assume culpas, a resolução está sem fim à vista, exatamente no ponto em que se encontrava há precisamente 1 ANO e 5 MESES.

E durante este tempo, cerca de 30.400 utentes estão privados de um meio de diagnóstico tão importante, tendo de recorrer a outras entidades existentes no concelho com nítidas perdas financeiras para o estado e para os utentes. Ciclicamente alguém se lembra do assunto e ventila-se o problema; e foi o que aconteceu na última sessão da Assembleia Municipal de Mafra que aprovou por unanimidade uma moção do PSD a “ Solicitar ao Governo que desenvolva diligências com vista à rápida entrada em funcionamento do equipamento de Raios X da Unidade de Saúde de Mafra Norte, …”[ii].

Nada irá acontecer. O Governo governa por anúncios mas não por ações. Muito pouco do que tem sido anunciado tem saído do papel. E para o caso concreto da saúde e dos postos de saúde diz o Plano de Recuperação e Resiliência:

“Mais meios complementares de diagnóstico nos centros de saúde, ou seja, a aquisição de máquinas de fazer ecografias, exames radiológicos e todo o tipo de análises e que irão equipar os centros de saúde …/…, permitindo assim que as USF’s possam fazer quase todos os diagnósticos.”[iii] (sublinhado e bold meu)

Daria vontade de rir se não fosse trágico. Se para colocar um aparelho de RX a funcionar 1 ano e meio não chegou, quantos anos serão necessários para realizar tudo o que agora se está a prometer? Ainda nos vão tentar convencer de que não é ‘patriótico’ adoecer em tempos de pandemia, tal como a Diretora Geral da Saúde diz quando duvidamos dos números que nos apresenta.

Mário de Sousa

Mafra, 05 de Outubro de 2020

[i] https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/mafra-inaugura-hoje-novo-centro-de-saude-na-presenca-da-ministra

[ii] https://jornaldemafra.pt/2020/09/28/assembleia-municipal-aprova-por-unanimidade-mocoes-do-psd/

[iii] https://jornaldemafra.pt/2020/10/01/opiniao-politica-jose-graca-ps-plano-de-recuperacao-e-resiliencia/

Mário de Sousao
Presidente da Comissão Política DConcelhia de Mafra do CDS-PP

 


Pode ler (aqui) outros artigos de opinião de Mário de Sousa


______________________________________________________________________________________________________

As opiniões expressas neste e em todos os artigos de opinião são da responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores, não representando a orientação ou as posições do Jornal de Mafra

______________________________________________________________________________________________________

 

Leia também