Hoje é Dia Mundial do Professor

dp

Assinala-se hoje, dia 5 de outubro, o Dia Mundial do Professor, este ano decorrerá sob o tema, “Professores: Líderes em situações de crise que constroem o futuro, tema que pretende destacar o “papel dos professores na liderança da crise da Covid-19 e no reimaginar do futuro após a pandemia”.

A UNESCO criou este dia em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o “papel fundamental que os professores desempenham em alcançar uma educação inclusiva e de qualidade para todos”.

enA Declaração Conjunta da UNESCO, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da UNICEF e da Educação Internacional refere que neste ano o dia Mundial do Professor “tem um significado ainda maior à luz dos desafios que os professores enfrentaram durante a crise do COVID-19. Como a pandemia mostrou, eles dão uma contribuição crucial para garantir a continuidade da aprendizagem e apoiar a saúde mental e o bem-estar dos seus alunos”.
(…)
Nesta crise, os professores têm demonstrado, como tantas vezes têm feito, grande liderança e inovação ao garantir que # LearningNeverStops, que nenhum aluno seja deixado para trás. Em todo o mundo, eles trabalharam individual e coletivamente para encontrar soluções e criar novos ambientes de aprendizagem para os seus alunos para permitir que a educação continue. Sua função é aconselhar sobre os planos de reabertura de escolas e apoiar os alunos no retorno para a escola é tão importante.””

Leia também