Programa Nacional de Vacinação comemora 55 anos com mais vacinas no programa de 2020

cpvn

O Programa Nacional de Vacinação (PNV), universal e gratuito para todos, comemora hoje 55 anos, estando em funcionamento ininterruptamente desde o seu lançamento.

A Direção-Geral da Saúde refere que o PNV deu bons resultados, porque as vacinas permitiram prevenir o sofrimento e a morte relacionados com doenças infeciosas que eram comuns na infância, mas também na idade adulta, com a vacinação, crianças e jovens tiveram oportunidade de crescer mais saudáveis e felizes.

“É um dos melhores programas do mundo, graças aos profissionais de saúde, mas sobretudo graças às pessoas que, vivendo em Portugal, se deixam vacinar e vacinam os seus”, referiu recentemente a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

O Programa Nacional de Vacinação 2020 entrou em vigor no dia 1 de outubro e segundo a Direção Geral da Saúde contempla um alargamento no acesso da população à vacinação.

O PNV deste ano conta com 3 alterações:

  • A vacina contra doença invasiva por Neisseria meningitidis do grupo B (vacina MenB) é alargada a todas as crianças, sendo administrada aos 2, 4 e 12 meses de idade. Aplica-se a todas as crianças nascidas a partir de janeiro 2019, que poderão iniciar ou completar o esquema de vacinação adequado à idade, de acordo com a sua história vacinal. As vacinas entretanto adquiridas na farmácia não são alvo de reembolso.
  •  O alargamento da vacina contra infeções por vírus do Papiloma humano (vacina HPV) ao sexo masculino, aos 10 anos de idade, com um esquema vacinal recomendado de duas doses com o intervalo de 6 meses. Aplica-se aos rapazes nascidos a partir de janeiro de 2009, que poderão iniciar ou completar o esquema de vacinação adequado à idade, de acordo com a sua história vacinal. As vacinas entretanto adquiridas na farmácia não são
    alvo de reembolso.
  • A vacina contra a gastroenterite aguda por rotavírus (vacina ROTA) também será incluída no PNV, sendo administrada a crianças de grupos de risco, a partir de dezembro de 2020. Estes grupos de risco serão definidos em Norma.

Em nota de imprensa enviada às redações a DGS refere queatendendo ao contexto de pandemia de COVID-19, os serviços de saúde darão prioridade à vacina MenB, uma vez que a maior incidência da doença ocorre nos primeiros dois anos de vida.

No caso das vacinas contra HPV devido à escassez internacional destas vacinas e dado o atual contexto, “será dada prioridade à vacinação dos rapazes que nasceram no 1º semestre de 2009. Estes rapazes devem aguardar convocatória pelos serviços. Os rapazes nascidos no 2º semestre de 2009 e no ano de 2010 deverão aguardar para se vacinarem em 2021.

Desde 1965 que milhões e milhões de vacinas foram administradas com um perfil de segurança e de qualidade demonstrados. A efetividade das vacinas do PNV está comprovada com o controlo ou mesmo eliminação das doenças alvo de vacinação, como é o caso da poliomielite, difteria, sarampo e tétano neonatal.

pnv

Leia também