Torres Vedras | Carlos Bernardes fez ponto de situação dos surtos de covid-19 no concelho

co

No decurso da sessão da Assembleia Municipal de Torres Vedras que ontem teve lugar, questionado pelo deputado Sérgio Jacinto (TNL), acerca dos surtos de covid-19 no concelho, nomeadamente, acerca do surto no Lar de Nossa Senhora da Luz e na Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras, Carlos Bernardes, presidente da câmara fez o ponto de situação destas situações.

Referiu que a situação no Lar de Nossa Senhora da Luz se encontra estabilizada.
O caso continua a ser acompanhado, mas “já não podemos dizer que existe um surto nesta instituição, o suto já está resolvido” uma vez que o “processo está todo ele estabilizado”.

De acordo com o relatório hoje disponibilizado encontram-se ainda 11 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2 nesta instituição, sendo que um destes utentes se encontra ainda em recuperação em meio hospitalar no Hospital de Abrantes. Há ainda a lamentar a morte de 7 utentes desta instituição.

Referiu depois, que o surto na Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras está a ser acompanhado pelas autoridades e está a ser monitorizado.

De acordo com o relatório hoje disponibilizado são 26 os casos ativos de infeção por SARS-CoV-2 neste surto. Casos que se encontram distribuídos pelos concelhos de Torres Vedras (19), Lourinhã (4) e Cartaxo (3).

Sérgio Jacinto questionou ainda o Presidente da Câmara Municipal relativamente à comunidade migrante que vive no concelho, trabalhando sobretudo em atividades agrícolas, referindo-se à comunidade indiana, na qual surgiram alguns casos de covid-19. Carlos Bernardes refere que “não existe qualquer surto” existindo apenas uma situação com 3 pessoas que testaram positivo à covid-19. Estas pessoas encontram-se a pernoitar em “equipamentos de retaguarda” onde irão ficar durante os 14 dias de quarentena. O presidente acrescentou ainda que se encontra “convicto que face às medidas que foram tomadas, a situação passados os 14 dias ficará também ela estabilizada”.

Leia também