Orquestra de Sintra estreia a 5 de outubro com concerto gratuito

Sintra Olga Cadaval, Música

O Grande Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval recebe, no dia 05 de outubro pelas 16h00, o primeiro concerto da Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II que marca também a rentrée de um programa cultural em Sintra de acesso gratuito para todos.

No seu concerto de estreia a Orquestra Municipal de Sintra, sob a direção musical do maestro Cesário Costa, irá tocar a Sinfonia nº 5 de Beethoven – assinalando o 250.º aniversário do nascimento de tão célebre compositor. Neste concerto inaugural serão ainda interpretadas obras, de alguma forma, ligadas a Sintra.

O primeiro momento musical, a sinfonia de abertura da serenata Siface e Sofonisba, de António Leal Moreira, teve a sua estreia a 5 de Julho de 1783 no Palácio Nacional de Queluz por ocasião do aniversário de D. Pedro III. A segunda obra do alinhamento, Obertur, é da autoria de António Duarte Alquim, contemporâneo de D. Fernando II que dedicou esta composição a D. Luís I – filho de D. Fernando.

A Orquestra Municipal de Sintra, composta por 40 elementos fixos, tem como maestro titular Cesário Costa, que também assume a direção artística do projeto e nesta primeira temporada tem já programados, até ao final de 2020, 8 concertos no concelho que se integram num programa de rentrée cultural levado a cabo pela Câmara Municipal de Sintra que promove a gratuitidade dos eventos culturais até ao final deste ano.

Apesar de este ser um evento de entrada gratuita é, no entanto, necessário proceder à reserva de bilhetes através da Ticketline, num máximo de 2 bilhetes por pessoa e limitados à lotação disponível.

Leia também