Mafra | Joaquim Sardinha (PSD) será o novo vice-presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo

Uma CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) é constituída por serviços desconcentrados da administração central, com autonomia administrativa e financeira, que têm por missão programar e coordenar instrumentos de desenvolvimento na áreas geográficas que coordenam.

Há atualmente 5 CCDR’s, sendo a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, aquela onde se incluem Mafra, Sintra e Torres Vedras, sendo constituída por 52 concelhos os quais se encontram agrupados em 4 unidades territoriais – NUTS III: Médio Tejo, Oeste, Lezíria do Tejo e Área Metropolitana de Lisboa.

“A Região concentra algumas das principais infraestruturas científicas e tecnológicas, económicas, financeiras e políticas de Portugal, e assume-se, claramente, como o motor do desenvolvimento nacional. Os 3,7 milhões de portugueses que nela vivem, estudam e trabalham produzem cerca de metade da riqueza do país. A Região oferece ainda uma diversidade de paisagens, de atividades e de culturas que fazem dela uma região única na Europa”.

Até aqui, a direção das CCDR eram nomeadas pelo governo em funções, no entanto, o sistema de nomeação governamental vai ser substituído por um sistema eleitoral em que estarão envolvidos todos os eleitos locais, de todos os concelhos que pertencem a cada uma das 5 CCDR’s. Desde os executivos municipais, passando pelos deputados de cada uma das Assembleias Municipais e acabando nas Juntas de Freguesia, a 13 de outubro, todos irão votar para as novas administrações das CCDR’s.

O Presidente Hélder Silva disse ontem em Mafra, no decurso de uma sessão da Assembleia Municipal, que a atual presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, Arquiteta Maria Teresa Almeida irá manter-se no cargo, agora por eleição e que Joaquim Sardinha, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra será o próximo vice-presidente, por eleição, da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, cuja eleição só irá ocorrer a 13 de outubro, próximo e futuro.

 

Leia também