Campanha de vacinação da gripe inicia-se a 28 de setembro

vcina

Vacinar mais, vacinar mais cedo, vacinar de forma organizada e ordeira, por fases priorizando aqueles que mais beneficiam com a vacinação” é o plano da campanha de vacinação deste ano

Este ano, a campanha de vacinação vai iniciar-se mais cedo e por fases.

O SNS comprou este ano mais vacinas, um pouco mais de 2 milhões de doses, para administrar gratuitamente aos grupos de risco e neste momento já se encontram cerca de 150 mil vacinas nas 5 administrações regionais de saúde (ARS), nos Açores e na Madeira, sendo que dentro de poucos dias chegará uma nova “tranche” pelo que será possível antecipar a vacinação da gripe, o que permiterá “começar a vacinar mais cedo, mas suficientemente próximo da época da gripe para que a vacina ainda produza efeito”.

A campanha da vacinação iniciava-se habitualmente no dia 15 de outubro, mas este ano o início da campanha será antecipado para o próximo dia 28 de setembro.

Numa 1ª fase vão ser vacinados no SNS “os mais prioritários”, ou seja, de entre todos os que são de risco, aqueles que são considerados mais prioritários ou seja, as pessoas residentes em estruturas residenciais para idosos e outras que tenham algum risco acrescido, não só pela idade, mas também pelas doenças e pelo seu estado de confinamento. Depois chega a vez dos profissionais de saúde e dos profissionais do setor social que prestam cuidados. Adicionalmente e porque vamos ter cerca de 350 mil doses de vacina nesta 1ª fase, vão ser vacinadas as grávidas de forma gratuita.

A 2ª fase de vacinação irá ter início a 19 de outubro, sendo então vacinados os outros grupos de risco, entre eles os + de 65 anos e as pessoas com doenças crónicas.

Graça Freitas deixou o apelo para que “todos aqueles que tem indicação para se vacinar que o façam” sendo que este ano é ainda mais importante esta vacinação devido à Covid-19.

Leia também