Dias quentes e secos darão lugar a chuva forte e trovoada

Chuvacapa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para o facto de a partir de amanhã, 17 de setembro, poder ocorrer “uma mudança na situação meteorológica com descida gradual de temperatura e aguaceiros que serão por vezes fortes e acompanhados de trovoada e afetando todo o território do continente”.

A previsão aponta para que está situação se mantenha pelo menos até sábado, 19 de setembro.

A precipitação mais intensa será mais provável a partir da manhã, evolui do litoral para o interior e pode ser acompanhada de trovoada. O vento soprará por vezes forte, em especial nas terras altas, com rajadas em particular no dia 18.

A temperatura irá descer gradualmente, em especial os valores máximos e mais notoriamente no dia 17, podendo atingir entre 5 e 8°C de diferença nas regiões do interior.

A agitação marítima na costa sul do Algarve irá aumentar temporariamente na tarde de dia 18 com ondas de sudoeste com 2 a 2,5 metros.

A origem desta situação relaciona-se com “bandas de precipitação associadas a uma depressão que se irá localizar a cerca de 600 km a norte da Madeira (38°N 17.5°W) às 12UTC de 5ªfeira, 17 de setembro, e que se irá deslocar para leste, passando a localizar-se a cerca de 200 km a sudoeste da região de Lisboa (38°N 11°W) às 12UTC de 6ªfeira, 18 de setembro”.

Leia também