“Emissões Zero, Mobilidade para todos” é o tema da Semana Europeia da Mobilidade 2020

SEM

De 16 a 22 de setembro realiza-se a 19ª edição da Semana Europeia da Mobilidade este ano com o tema “Emissões Zero, Mobilidade para todos”.

Este tema “reflete o ambicioso objetivo da União Europeia de ser “o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050”” e pretende “dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva”.

Participam este ano na Semana Europeia da Mobilidade 49 países num total de 2610 localidades. Em Portugal está prevista a realização de 29 ações que se vão realizar de norte a sul do pais e nas ilhas, algumas acontecem no concelho de Torres Vedras.

Programa de Torres Vedras é o seguinte:

De 16 a 22 de setembro

  • Agostinhas – Bicicletas Urbanas
    Campanha de incentivo à utilização de bicicletas partilhadas na cidade de Torres Vedras, com a oferta do valor da inscrição aos 10 primeiros interessados e desconto de 50% do valor da inscrição aos restantes 40 interessados.
    Valor habitual da inscrição: 10€.
    Os interessados deverão dirigir-se à Promotorres e fazer a subscrição do cartão das Agostinhas no balcão da Mobilidade, localizado no Edifício do Mercado Municipal, nas traseiras, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no decorrer da Semana Europeia da mobilidade, a realizar de 16 a 22 de setembro.

 

  • “Tira a tua bicicleta da garagem” e faz-lhe uma vistoria/inspeção (verificação de travões, ar dos pneus, é gratuito). Faz a tua marcação nas seguintes lojas/oficinas aderentes, de 16 e 22 de setembro: Presentemente temos a confirmação: Movefree – Rua Ana Maria Bastos, LT F 12 A – Torres Vedras

 

  • XIV concurso “Pensar a Minha Rua” – A decorrer de 17 a 30 de setembro.
    Todos os anos na Semana Europeia da Mobilidade o Município de Torres Vedras abre o concurso “Pensar a Minha Rua”, para que todos os cidadãos e os habitantes de uma rua do concelho possam apresentar soluções para a melhoria para a mesma, como por exemplo: pedonalização da rua, eliminação de barreiras arquitectónicas, etc;
    Trata da execução de pequenas obras/soluções que podem melhorar consideravelmente a vida dos residentes numa determinada rua. É uma iniciativa com grande estima por parte da autarquia por se tratar de iniciativas pro-ativas da sociedade civil e de grande empenhamento cívico para o bem comum.

 

21 de setembro
Inauguração das obras realizadas no âmbito do Concurso “Pensar a Minha Rua”
Hora: 12h00 – Casal do Sol – Ventosa
XII concurso «Pensar a Minha Rua»
Passeios Pedonais – Casal do Sol

 

22 de setembro
Hora: 10h00 – R Acácio Augusto dos Santos – Torres Vedras
Inauguração das obras realizadas no âmbito do Concurso “Pensar a Minha Rua”
XIII concurso «Pensar a Minha Rua»
Passeios Pedonais – R Acácio Augusto dos Santos – Torres Vedras

Dia 22 de Setembro
Das 9h00 às 17h00 –  Dia Europeu sem carros 2020: Encerramento ao trânsito da Rua Henriques Nogueira (Parcial) (Junto à Escola Básica e Escola Secundária Henriques Nogueira).

 

Leia também