Venda do Pinheiro | Misericórdia recebe novo apoio da Câmara de Mafra

COMODATO VP

No concelho de Mafra, as Irmandades das Misericórdias, tal como acontece com os Bombeiros Voluntários, têm nos seus órgãos de gestão altos dirigentes políticos da autarquia e do parido da maioria.

Joaquim Sardinha é vice-presidente da Câmara de Mafra, membro da Distrital de Lisboa do PSD e provedor da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mafra. Hélder Sousa Silva é Presidente da Câmara de Mafra, Presidente da organização nacional dos autarcas do PSD e membro suplente da gestão da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira. José Felgueiras é vereador da Câmara Municipal de Mafra pelo PSD e membro da gestão da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro (SCMVP), agora beneficiada com um comodato de cedência de instalações, por parte da Câmara de Mafra.

Contrato em Regime de Comodato de cedência de instalações, do edifício da antiga Biblioteca da Venda do Pinheiro, à Irmandade da Misericórdia de Venda do Pinheiro para instalação da Academia Sénior, assim se designa o documento aprovado na última sessão privada do executivo da Câmara Municipal de Mafra.

A Academia Sénior da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro […] regista o início das suas iniciativas, em 2005. Integra atualmente cerca de 46 alunos […] Propõe-se, na sequência da solicitação efetuada pela Irmandade da Misericórdia de Venda do Pinheiro, a celebração de um Contrato em Regime de Comodato de Cedência de Instalações com a referida Entidade, com vista à cedência do edifício das antigas instalações da Biblioteca Municipal da Venda do Pinheiro, para instalação da Academia Sénior da Santa Casa da Venda do Pinheiro

O contrato de comodato, que tem a duração de 1 ano, a contar da data da sua assinatura, “considerando-se automática e sucessivamente prorrogado por iguais períodos e nas mesmas condições, enquanto não for denunciado por qualquer das partes” resulta de um pedido da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro enviado à câmara a 3 de setembro de 2020 e assinado por Filomena Rodrigues, provedora da Misericórdia da Venda do Pinheiro.

No âmbito do desenvolvimento da actividade da Academia Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Venda do Pinheiro gostaríamos de aferir a disponibilidade da Câmara Municipal de Mafra na cedência do espaço da Biblioteca Municipal da Venda do Pinheiro.
A presente solicitação surge na sequência do aumento de pedidos de alunos para integração nas aulas e da necessidade de dar uma resposta com instalações, com maior conforto e qualidade, aos que procuram esta resposta na proximidade da sua residência

Dois parágrafos de “aferir disponibilidades” chegaram para que a Câmara Municipal de Mafra despachasse positivamente o pedido da senhora provedora da Misericórdia da Venda do Pinheiro.

A lei obriga as misericórdias a publicar as contas nas suas páginas web. As contas de 2019 da SCMVP foram aprovadas numa Assembleia Geral Ordinária que teve lugar a 22 de Junho de 2020, mas  ao contrário do que a lei determina, não estão publicadas, como se pode verificar no sítio web desta IPSS ligada à igreja católica – https://marketingscmvp.wixsite.com/scmvp.

A Misericórdia de Mafra também não publicou as contas de 2019 e a Misericórdia da Ericeira só publicou as contas do 1º Semestre 2019.

Leia também