Covid19 – Ano letivo 2020/21 | Medidas a implementar no concelho de Torres Vedras

escola

Em Torres Vedras, a autarquia tem vindo a trabalhar com os agrupamentos de escolas com vista à abertura do ano letivo que se avizinha, na ultima reunião de câmara foram adiantados alguns pontos

Deste modo, no concelho de Torres Vedras, todos os agrupamentos têm os seus planos de contingência definidos e também os horários se encontram definidos em função das orientações do Ministério da Educação, da Direção Geral de Saúde e do delegado de saúde de Torres Vedras.

Em relação a horários, o pré-escolar e o primeiro ciclo têm os horários normais, comportando atividades ao longo de todo o dia.

A partir do 7º ano, os horários estão organizados em horários duplos, com turmas da parte da manhã e turmas da parte da tarde, de modo a diminuir o número de alunos dentro do espaço escolar. A duplicação de turmas a partir do 7º ano prende-se com o fato das crianças terem já 12 ou mais anos, podendo, em principio, ficar metade do dia sem estar na escola.

Este ano os transportes vão sofrer uma alteração muito substantiva devido aos horários duplos. Esta situação tem vindo a ser trabalhado com a transportadora, de modo a assegurar a existência de horários adequados às necessidades. Uma das medidas que poderá ocorrer em situações pontuais,  será o transporte a pedido.

Câmara e agrupamentos de escolas definiram que no ensino pré-escolar, o serviço de apoio à família, não irá contar com algumas atividades, como será o caso da expressão dramática, de alguns jogos e da expressão musical, uma vez que tratar-se de atividades que implicam a ida de professores à escola, e a norma aponta no sentido de não existam muitos adultos diferentes a conviver com as crianças.

Este ano, os 3º e 4º anos não vão contar com aulas de natação uma vez que esta atividade implica deslocações, aglomeração de várias turmas na piscina e nos balneários. Em alternativa, as crianças vão contar com mais uma hora de atividade física na própria escola, com um professor coadjuvante e com o professor titular.

Também ficou decidido que este ano os alunos não se deslocam da escola aos serviços educativos para o desenvolvimento de atividades, as atividades é que serão levadas à escola, de modo a evitar deslocações e transportes.

A autarquia e os agrupamentos trabalharam no sentido de reforçar o número de auxiliares de educação reforçando o número de funcionários, por exemplo, nos locais de desinfeção, nas limpezas e no apoio.

As medidas a implementar no âmbito da Covid-19 durante o ano letivo de 2020/2021, serão hoje apresentadas ao final da tarde, pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, pela vereadora da Educação, Laura Rodrigues, e pelo Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul, Nuno Rodrigues.

 

Leia também