Sintra vai acolher o primeiro curso de Medicina do ensino privado, em Portugal

cts

Após ter sido aprovado o primeiro curso de Medicina no ensino privado em Portugal, a nova Faculdade de Medicina da Universidade Católica será instalada em Sintra.

O anúncio da aprovação do primeiro curso de Medicina num estabelecimento de ensino privado, em Portugal, foi feito hoje, numa rede social, pela reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Gil.

Curso de Medicina da Universidade Católica acaba de ser acreditado pela A3ES [Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior]. Um grande dia para o Ensino Superior e para o sistema científico nacional

O pedido inicial de acreditação foi entregue em outubro de 2018, tendo sido chumbado  em dezembro de 2019, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), invocando questões de caráter pedagógico. A Universidade Católica apresentou recurso desta decisão, juntando uma nova proposta, proposta que recebeu agora a aprovação da A3ES.

No próximo dia 9 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra e a Reitora da Universidade Católica vão reunir-se, com vista a dar início ao processo de instalação, em Sintra, da nova Faculdade de Medicina da Universidade Católica.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, afirmou que “a instalação do futuro Campus Universitário e Faculdade de Medicina em Sintra foi o culminar de um longo caminho e de várias batalhas conduzidas e ganhas pela reitora da Universidade Católica, Isabel Capelo Gil, a quem dirigimos as mais calorosas felicitações” acrescentando que a autarquia “tudo irá fazer, em colaboração com a Universidade Católica e com as entidades nacionais no sentido de assegurar a rápida instalação e funcionamento da nova faculdade”.

Em julho de 2018 a Universidade Católica manifestou interesse em instalar a nova Faculdade de Medicina em Sintra, na localidade de São Marcos. Em maio de 2019 a câmara de Sintra viabilizou a reativação do antigo campus universitário, tendo assinado um contrato com a Católica, para a instalação deste Campus Universitário e Faculdade de Medicina, junto do Taguspark em Rio de Mouro/São Marcos.

Segundo a Universidade Católica “este curso, que envolve uma parceria com a prestigiada Universidade de Maastricht e o Grupo Luz Saúde, distingue-se dos currículos tradicionais por ter uma abordagem mais prática e integrada desde os primeiros anos”.

O curso será o primeiro curso de medicina em Portugal lecionado em Inglês e deverá receber os primeiros alunos no ano letivo de 2021/2022. Está preparado para receber 100 estudantes de todo o mundo e irá contar com um reputado corpo docente nacional e internacional.

[Imagem:CMS]

Leia também