Covid-19 | Máscaras em espaços públicos e o aumento do número de casos nos últimos 3 dias

graça feitas

Hoje na conferência de imprensa relativa ao ponto de situação da pandemia por covid-19 no nosso país, dois dos temas focados passaram pela utilização de máscaras em espaços públicos e pelo aumento do número de casos nos últimos 3 dias.

Quanto ao uso obrigatório de máscara, a Diretora Geral de Saúde, Graça Freitas, referiu que a DGS está “neste momento a revisitar as máscaras em 3 aspetos” referindo-se à utilização de máscaras por crianças a partir dos 6 anos de idade, à utilização de máscaras em locais públicos e à eficácia de certos tipos de máscaras.

Em relação à utilização de máscaras em espaços públicos, Graça Freiras referiu que a postura da DGS tem sido “recomendar fortemente e só em situações extremas é que se sanciona a não utilização” acrescentando que em Portugal se tem tentado implementar “medidas de proteção da saúde pública e de segurança, mas proporcionais ao risco”, dando um exemplo: “ir para uma rua movimentada de uma cidade é diferente do que passear o cão às 22h00 numa zona não movimentada. Temos de ter esse bom senso e esse sentido de proporcionalidade”.

Em relação ao aumento do número de casos nos últimos 3 dias, Graça Freitas refere que “ é precoce conseguirmos explicar tudo”, mas que existe um “clima favorável a que isso possa acontecer”. Assististe-se a um aumento de casos em toda a Europa e “nós estamos aqui a tentar um equilíbrio entre medidas de saúde pública e de segurança, mas também medidas de retoma da vida normal das pessoas” o que origina uma maior movimentação de pessoas, não só do nosso pais para outros, como de outros países para o nosso, o turismo e os emigrantes criam um maior contacto entre pessoas.

Por outro lado, estes casos têm originado alguns surtos, o que pode aumentar muito o número de casos de um dia para o outro. Os surtos têm surgido em meio familiar, em instituições e em empresas e no local de trabalho.

Os novos casos que tem surgido “tem link”, ou seja, é possível encontrar uma ligação a outros casos e a outros surtos o que “dá uma ideia que a situação está a ser acompanhada e controlada”.

Leia também